COMO ALIVIAR O ESTRESSE 10 DICAS INFALÍVEIS PARA CONTROLE DO ESTRESSE

Embora a causa de nosso estresse possa diferir, é algo que quase todos os profissionais que trabalham em cargas horárias excessivas sofrem de vez em quando. Mas o estresse não precisa atrapalhar o seu dia. Aqui estão algumas maneiras simples de como aliviar o estresse, confira!

1  – MEDITAR

Quando seu cérebro começa a zumbir, a meditação pode ser o principal remédio que você precisa para silenciar esses pensamentos irritantes. Quando estamos estressados, nossas mentes podem ficar sobrecarregadas enquanto cuidamos da nossa lista de tarefas, tentamos realizar a tarefa em mãos e prever os próximos resultados, e isso é realmente muito estressante.

Quando você sentir que não consegue pensar direito, reserve um tempo para relaxar. Se a idéia de meditar (especialmente no trabalho) parece ridícula, diga-se que a meditação não precisa consistir em sentar-se ao estilo indiano e cantarolar.

Apenas fechando os olhos, concentrando-se na respiração e concentrando-se no estado atual (não no que está acontecendo na sua cabeça) por alguns minutos, pode fazer o truque. Para iniciantes, um aplicativo como o Headspace pode ajudá-lo a entender o processo.  Sem dúvidas uma das melhores formas que você descobrirá de como aliviar o estresse.

2 –  BEBA CHÁ

O estresse geralmente é um subproduto de muito trabalho, e quando temos muito no nosso prato, a cafeína parece ser a melhor resposta, não é mesmo? Mas a verdade é que se você realmente deseja saber como aliviar o estresse deve ficar um pouco longe do café.

Em vez de pegar a xícara de café, tente beber chá verde. Fundido com cerca de metade da cafeína de uma xícara média de café, o chá verde também contém o aminoácido L-teanina, que está relacionado à redução do estresse e da ansiedade. 

Você pode precisar de um pouco mais para obter o mesmo efeito de cafeína que deseja, mas os benefícios para a saúde superam o aborrecimento de tomar um segundo copo. Parece perfeito, não é mesmo?

3 – OUÇA MÚSICA

Procurar a calma da música vale bem a pena a tentativa. Como a música é capaz de afetar nossas emoções, é uma ferramenta promissora para afastar o estresse . E se você estava a procura de saber como aliviar o estresse essa pode ser a sua válvula de escape.

A música clássica é o gênero mais conhecido por seus poderes calmantes, mas se sua preferência se inclina mais para o hip hop ou para o jazz, não há mal em colocar o que você gosta. O objetivo é ouvir algo que relaxa você, para que o tipo de música seja menos importante do que a maneira como você se sente. Espero que tenha compreendido!

4 – DÊ UM PASSEIO

Emergindo na natureza, além de participar da luz, a atividade física pode reduzir significativamente os níveis de estresse. A razão pela qual uma caminhada ao ar livre é tão eficaz é que ela combina duas coisas positivas que promovem a tranquilidade e equilibram o humor. 

Andar em geral é útil para reduzir a tensão e o estresse, e quando você se joga aos poderes calmantes da natureza, tem um imenso caçador de estresse. Uma das melhores formas que você descobrirá em como aliviar o estresse.

5 – TENHA UM DIÁRIO

Escrever nossos sentimentos no papel nos permite reconhecer as principais causas do estresse e abordá-las de maneira produtiva. Às vezes, não podemos identificar a raiz de nossas emoções. Estamos nos sentindo chateados ou agravados, mas não sabemos ao certo o porquê. 

O registro no diário exige que nos aprofundemos, descobrindo onde nosso estresse começou e como ele aumentou. Assim como falar sobre nossos problemas nos faz sentir melhor, anotá-los é igualmente eficaz e não requer um filtro de público.

6 – USE AROMATERAPIA

Aromas diferentes ditam diferentes humores. Da próxima vez que sentir sentimentos de aflição ou preocupação, esfregue uma gota de óleo essencial nas têmporas ou conecte um difusor (CASO VOCÊ TENHA).

Não tem certeza de qual aromaterapia funcionará melhor? rose e gerânio são ótimos aromas para você  que deseja saber como aliviar o estresse, enquanto o sândalo e a mirra ajudam a reduzir a ansiedade, promovendo a paz de espírito.

7 – RIR

O estresse pode parecer sério, mas não precisa ser. Às vezes, aliviar o clima pode nos ajudar a perceber que nossos problemas são muito menores do que realmente pensamos. Faça algo que faça você rir, como assistir a um vídeo engraçado do YouTube. 

Uma pequena risada tirará sua mente do problema em questão e também terá uma resposta física instantânea que nos fará sentir melhor.

8 –  RESPIRE FUNDO

Simplesmente diminuir a respiração pode melhorar drasticamente seu humor e clareza. Você pode tentar vários exercícios diferentes , desde o básico para iniciantes até técnicas mais avançadas.

Comece devagar e encontre um ritmo que funcione para você. Os exercícios respiratórios podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar, oferecendo uma maneira infalível e acessível de combater o estresse.

9 – LIGUE PARA SUA MÃE

Quando ocorre um evento estressante, você pode sentir vontade de fugir e se esconder, mas falar o que ocorreu pode ser uma ótima solução – e quem melhor para ajudar do que a mãe? 

Mesmo que seus pais morem em outro estado, um simples telefonema pode ter um efeito semelhante a um abraço caloroso. Um estudo descobriu que ligar para a mãe pode interromper os hormônios do estresse e liberar a ocitocina, uma substância química em nosso cérebro que desperta bons sentimentos.

 10 – PENSAMENTOS POSITIVOS

O estresse pode nos arrastar por um túnel escuro, onde começamos a nos sentir impotentes e negativos. Tente acionar o interruptor antes de se aprofundar demais, fazendo um esforço ativo para ter pensamentos positivos

Dependendo do tipo de conversa interna que você está tendo, encontre uma maneira de torná-la construtiva e otimista. Por exemplo, se você estiver apontando suas falhas, concentre-se em maneiras de melhorar e nas boas qualidades que possui.

CONCLUSÃO

E então, o que você achou sobre essas 10 divas de como aliviar o estresse? Eu espero que tenha gostado e que coloque ao menos metade delas em prática para melhorar a sua vida e não se sentir tão estressado assim.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com aquele seu amigo que só veve estressado, quem sabe esse artigo não pode ajudá-lo.