Como se livrar da acne cística?

Acne é uma parte normal da vida, e não apenas para adolescentes, essas manchas comuns na pele podem afetar qualquer pessoa de qualquer idade. Mas se você já teve que lidar com acne cística, sabe como isso pode ser desagradável.

Ao contrário de pontos brancos ou cravos, a acne cística ocorre profundamente sob a pele, resultando em inchaços grandes e dolorosos no rosto, nas costas ou no peito. Essas protuberâncias teimosas podem durar dias ou até semanas de cada vez, e se livrar delas não é tão simples quanto lavar o rosto todos os dias.

Neste artigo vamos explicar como se livrar da acne cística e prevenir futuras erupções. Lembre-se de que os tratamentos para acne não são únicos, então pode levar algum tempo para encontrar um tratamento que funcione para você com o mínimo de efeitos colaterais. Mas fique tranquilo, você não está sozinho e há tratamentos eficazes disponíveis.

Causas da acne cística

A acne cística ocorre quando bactérias, células mortas da pele e sebo (a substância que faz seu rosto parecer oleoso) ficam presas sob a superfície da pele e infectam. Isso leva a um grande cisto inchado (inchaço) que pode doer apenas ao toque.

Existem vários motivos pelos quais essa condição pode ocorrer com mais frequência ou mais severidade em algumas pessoas, mas não em outras. Compreender os diferentes fatores que contribuem para os surtos de acne cística ajudará você e seu dermatologista a elaborarem um plano de tratamento personalizado juntos.

Bactérias e acúmulo de óleo

A acne cística é o resultado do acúmulo de bactérias e sebo, mas isso não ocorre porque alguém não lava o rosto o suficiente. Em vez disso, a acne cística pode ser desencadeada por outros fatores ambientais, incluindo os produtos que usamos em nossa pele.

Usar maquiagem ou roupas apertadas por longos períodos pode exacerbar a acne cística ao reter a umidade, o suor e a oleosidade.

Dieta

Apesar da crença popular, não há evidências que confirmem que comer chocolate ou alimentos gordurosos como batata frita ou batata frita causa acne.

Dito isto, a dieta não deve ser negligenciada como um potencial gatilho da acne. Se você notar que sua acne cística aumenta quando você ingere certos alimentos, converse com seu dermatologista. Eles podem sugerir que você exclua esse alimento de sua dieta por um período de tempo e mantenha um diário alimentar para monitorar como sua pele reage.

Hormônios

Alterações hormonais, incluindo aquelas causadas pela menopausa, menstruação, gravidez e certas condições médicas como a síndrome do ovário policístico (SOP), podem ser os gatilhos para a acne cística. Além disso, os pacientes submetidos à terapia de reposição androgênica (ART) ou outro tipo de terapia hormonal podem sofrer de acne cística como efeito colateral.

Se você achar que a acne cística só aparece com o seu ciclo menstrual ou durante a gravidez, ou depois de iniciar a terapia hormonal, ela pode ser causada por flutuações hormonais.

Um dermatologista pode prescrever medicamentos para estabilizar seus hormônios, ou ajudá-lo a encontrar outras soluções caso você seja incapaz de tomar hormônio regulador de medicamentos .

Genética

Se um ou ambos os pais lutaram contra a acne cística, os cientistas concordam que você também tem um risco maior de desenvolver a doença. Essa relação é ainda mais forte quando se trata da acne adulta, que é definida como aquela que ocorre após os 25 anos.

A acne genética tende a ser muito teimosa, mas isso não significa que não haja esperança. Em vez disso, pode ser necessária apenas uma combinação de métodos diferentes para controlar com sucesso a acne genética.

Remédios caseiros para acne cística

  • Experimente cremes tópicos como Retinóide A (adapaleno). Um dermatologista também pode prescrever retinóides de maior resistência.
  • Use compressas quentes para aliviar a inflamação. Certifique-se de usar uma toalha limpa e não use água muito quente. Isso pode ajudar a estimular o pus a vir à tona – mas não estourar a espinha depois que ele aparecer.
  • Remova a maquiagem todas as noites antes de ir para a cama. Também pode ser útil escolher produtos rotulados como não comedogênicos ou sem óleo para combater o acúmulo sob a pele.
  • Use um limpador facial suave. Esfoliantes agressivos podem irritar e ressecar ainda mais a pele, o que pode levar à produção excessiva de oleosidade, pois sua pele trabalha para recuperar o que foi perdido. Você deve lavar o rosto pelo menos uma vez por dia à noite antes de dormir com um limpador suave.
  • Evite cutucar a pele para diminuir a irritação e evitar que a infecção se espalhe. Se você estiver tocando inconscientemente em áreas irritadas, tente cobrir os cistos com uma bandagem adesiva e manter as unhas curtas.
  • Considere sua dieta. Há evidências de que uma dieta de baixo índice glicêmico pode ajudar a aliviar a acne. Pode ajudar a reduzir o açúcar e outros alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, batata e macarrão.

Não use “remédios” caseiros como pasta de dente, bicarbonato de sódio, mel ou açúcar na pele. Essas substâncias podem irritar e obstruir os poros e não funcionam no combate à acne cística.

Como um dermatologista pode ajudá-lo a se livrar da acne cística

Se os remédios caseiros não estão ajudando a tratar seus surtos de acne cística, é hora de consultar um dermatologista para tratamento. Um dermatologista pode prescrever medicamentos mais fortes do que você pode encontrar sem receita ou fazer em casa.

Dependendo do que está causando seus surtos de acne, um dermatologista pode prescrever o seguinte:

  • Antibióticos para combater infecções e reduzir a inflamação
  • Isotretinoína (também conhecida pela marca Accutane) para tratar casos graves
  • Espironolactona para regular a produção de óleo
  • Injeções de esteróides injetadas diretamente nos cistos para reduzir a inflamação e diminuir a dor

Nem todos os tratamentos são apropriados para todos os pacientes e alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais desagradáveis. Seu dermatologista conversará com você sobre a opção mais adequada para você, dependendo da(s) causa(s) de sua acne cística. Você pode ter que tentar alguns tratamentos diferentes para descobrir o que é mais eficaz para você.

Agende uma consulta com um dermatologista

A acne cística pode ser dolorosa e teimosa, mas com tempo, cuidado e paciência suficientes, é possível reduzir ou eliminar os sintomas e se sentir melhor com sua pele.

Se você está lutando contra a acne cística e está pronto para tentar soluções clínicas, agendar uma consulta com um dermatologista é a melhor solução.
Isenção de responsabilidade: este artigo não tem como objetivo substituir o conselho médico profissional. Sempre converse com seu médico antes de iniciar ou interromper medicamentos ou tratamentos.