Microondas: Dicas para escolher seu forno

Está precisando comprar um forno microondas e não sabe como escolher? Confira nossas super dicas e acerte na escolha!

Já faz muito tempo que o forno microondas deixou de ser um item de pessoas ricas e se popularizou nas casas e apartamentos. Além da queda nos preços, essa é uma tecnologia que se tornou comum e hoje está em todos os ambientes. 

Podemos dizer que este eletrodoméstico foi se inovando e atualizando, além de surgirem muitas opções de modelos para serem escolhidos pelas pessoas. e se essa variedade de modelos e opções te dá um nó na mente, veio ao lugar certo, pois vamos te mostrar como você pode fazer a melhor escolha com nossas dicas, para levar para casa exatamente o que você precisa.

Escolhendo o Microondas – veja essas dicas

Se você pretende fazer uma boa escolha e levar o melhor que seu dinheiro pode pagar, é preciso ter muitos detalhes em mente. Abaixo vamos falar sobre os principais deles, que são a potência, o design, a capacidade e muito mais, em que você deve prestar atenção. Acompanhe conosco.

Pense na capacidade do forno

O primeiro detalhe a ser avaliado e decidido é a capacidade. Se você só precisa do microondas com objetivo de aquecer alimentos, pode optar por um modelo um pouco menor, com capacidade de até 20 litros. No entanto, se for um equipamento que será usado com mais frequência, opte por um de até 29 litros. Os modelos com mais de 30 litros são recomendados para casos onde o micro-ondas será muito usado por toda a família. veja:

  • 13 a 17 Litros: esses modelos são mais compactos, ideais para tarefas simples e rápidas, para quem tem pouco espaço e/ou até duas pessoas.  
  • 21 a 29 Litros: esses modelos tem capacidade média, para usos mais frequentes e dá para preparar receitas maiores e mais elaboradas. Ideal para famílias com até 4 pessoas. 
  • Acima de 30 Litros:aqui temos modelos bem maiores, para atender mais pessoas (acima de 5). Nesses fornos cabe quase tudo, por exemplos grandes refratários e podemos até assar grandes alimentos.  

Tipos de microondas 

O primeiro tipo principal de microondas é o simples cujas funções são as mais comuns como descongelar, aquecer e cozinhar alimentos. O segundo tipo mais conhecido de microondas é o grill que além das funções mais básicas mencionadas acima, ele também possui funções de gratinar e grelhar alimentos. Esse tipo de micro-ondas ainda pode funcionar de duas maneiras: forma encadeada ou simultânea que se diferem pelo momento onde os alimentos são gratinados e grelados: depois do cozimento ou durante, para garantir um sabor ainda melhor. 

Há ainda modelos de microondas inox, aço escovado ou ainda em acabamento branco. 

Cuidado com o consumo do forno

Se você não prestar atenção a esse detalhe, pode ter uma péssima surpresa em sua conta de energia. Sempre observe a classificação de consumo do INMETRO e opte por um microondas que possua nota A ou B para evitar eventuais sustos no consumo.

Que modelos comprar?

Existem muitos micro-ondas disponíveis para quem deseja ter mais praticidade em seu dia a dia. Um modelo mais simples, de até 30 litros e também capacidade de 820 watts, é o da Brastemp, mais especificamente o modelo BMK45AE. A Electrolux possui modelos de até 45 litros que é ideal para quem busca uma capacidade maior sem gastar tanto.  Se você mirar nas marcas Brastemp, electrolux, consul e panasonic, não tem erro, serão otimos fornos e com uma excelente garantia e rede de assistência técnica autorizada.

Conclusão

Pois é caros leitores e leitoras, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam escolher seu microondas com sucesso.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar essa informação em suas redes sociais.

Veja também: 5 passos para você comprar o ar condicionado split barato