Como ganhar dinheiro sendo MEI?

Há diversas oportunidades para quem deseja trabalhar como MEI (Micro Empreendedor Individual), seja motorista, cabeleireiro, esteticista, redatores e diversas outras. Mas se deseja saber como ganhar dinheiro sendo MEI e ampliar suas finanças, é preciso saber o que deve ser feito para tal.

Aqui neste artigo daremos 7 dicas de como ganhar dinheiro sendo MEI, confira:

Realize o controle de gastos

Para ganhar dinheiro sendo MEI não basta apenas escolher qual o segmento que deseja atuar, mas também realizar o controle de gastos, a fim de identificar o valor que entra e sai do seu negócio.

Podemos contar com ferramentas que ajudam a gerenciar melhor os negócios, onde temos uma planilha de microempreendedor para registrar as nossas despesas, mesmo que sejam mínimas.

Precisamos avaliar a situação financeira e ter precisão no seu nível de detalhes, mesmo que tenhamos gastos apenas centavos. Pois, com isso podemos identificar os gastos que devem ser cortados e melhorar o nível de faturamento.

O ideal é gastar menos do que o que ganha, a fim de evitar o fracasso nos negócios.

Não misture contas pessoais com as profissionais

Acredite, esse passo é o mais básico para ganhar dinheiro em qualquer empresa. O que se encontra na caixa registradora é do seu negócio e não das suas despesas pessoais. Tenha contas totalmente separadas.

Esse é o passo principal para evitar a perda de controle de nossas finanças. Estabeleça isso e veja como o fluxo de dinheiro vai melhorar.

Vá com calma

Aquele dito popular sobre “não colocar a carroça na frente dos bois”, realmente vale para quem está iniciando o seu empreendimento. Vá com calma!

Se deseja o crescimento do seu faturamento na capacidade total em um ano, está certo. No entanto, é necessário saber qual é o custo para atingir este objetivo. É preciso dar passos mais curtos e conscientes no início, conhecendo como o mercado que escolheu funciona, descobrir os seus clientes em potencial, demanda, tipos de serviços oferecidos no mesmo, entre outros.

Começar com tudo só porque o segmento tem um crescimento exponencial no mercado e rende muito dinheiro, pode ser prejudicial. Antes de embarcar com tudo é necessário estabelecer seus objetivos, começando com prazos menores, nos quais a realização está mais acessível.

Tenha um planejamento

Você já se perguntou o que é preciso para alcançar suas metas e objetivos, em qual lugar deseja chegar e como agir diante de possíveis imprevistos? Para ter sucesso e ganhar dinheiro como MEI é necessário ter um planejamento estratégico para saber como lidar com essas questões.  

O que mencionamos no parágrafo acima, nada mais é do que a definição de META.

Economia

O fator principal para ganhar dinheiro como MEI é ser uma pessoa econômica, devemos lembrar que dinheiro atrai dinheiro se tivermos um controle financeiro.

É preciso ter uma reserva no caso de imprevistos para não ser pego de surpresa. Realize os gastos que possui, separando o profissional do pessoal e separe a quantia para reserva.

Priorize as contas que deve pagar

Primeiramente, pague as contas do seu negócio e somente depois pense no lucro obtido. Isso evita que você gaste o que não deve e entre em enrascadas.

Quando pagamos as contas prioritárias, evitamos os juros e multas que podem prejudicar o orçamento. Além disso, mantemos nossa credibilidade com fornecedores e bancos.

Faça uso da tecnologia

Atualmente, estamos numa época privilegiado em que a tecnologia ajuda a otimizar diversos processos, como exemplo, o controle financeiro de empresas e microempreendedores.

Use a tecnologia a seu favor, baixe aplicativos que o ajudem a controlar as finanças, há opções de aplicativos exclusivos para MEI.