Dicas de como escolher um bom perfume

Uma marca pessoal é algo que deve ser escolhido com atenção e direcionamento, podemos ter nossa marca pessoal impressa no jeito de agir, na postura e no modo de se vestir, todas essas nuances de cada pessoa ficam registradas como assinatura íntima. E partindo desses aspectos pessoais não podemos deixar de falar da marca olfativa que encanta homens e mulheres por todo o mundo, o perfume.

Sim ele nos traz registros de memórias antigas, quem não se lembra do cheiro da comida preferida da infância ou o cheiro de terra molhada durante a temporada de férias? O aroma é intimamente provocador e potencializador de emoções, sensações e lembranças profundas do ser humano.

Mas como escolher um bom perfume, diante de tantas opções?

perfume

Uma dica interessante é prestar atenção no seu tipo de pele, pois cada pessoa tem uma afinidade com determinada família olfativa. Para àquelas pessoas que tem a pele mais oleosa o mais indicado é o uso de eau de toillet pois a fixação é mais leve, a pele com maior concentração de oleosidade tende a intensificar o aroma no corpo.

Caso você tenha a pele mais pendendo para a seca, a fixação será mais difícil de acontecer, por isso o ideal é que seja aumentada a hidratação da mesma para que ao ser aplicado um perfume ele fixe mais e sua duração se prolongue na pele, escolha perfumes com aromas mais suaves como os que possuem em sua composição a bergamota, chá branco e gengibre.

Agora as pessoas com pele normal podem usar e abusar dos vários tipos de perfume, desde um floral mais marcante a um cítrico suave, pois a fixação será garantida para qualquer aroma escolhido.

Perfume para o verão e perfume para o inverno

Existe diferença no tipo de perfume para o verão e para o inverno? Sim, pois a temperatura influencia no tempo de fixação e dependendo dos termômetros um aroma mais sutil ou mais forte será indicado.

  • Perfume para o verão:   a própria estação pede algo mais leve e que não seja tão chamativo, o excesso de calor aumenta a quantidade de suor expelido e caso a escolha seja por um perfume muito forte, o resultado não será nada agradável. Um perfume mais refrescante e aromático com nuances do cítrico ao floral suave, algumas dicas para a estação do sol são: Dior Eau Sauvage, Ô de Lancôme e L’eau par Kenzo.
  • Perfumes para o inverno:  já para as baixas temperaturas as fragrâncias florais são sinônimo de bom gosto, o perfume de inverno necessariamente precisar ser mais aconchegante, notas de canela, ópio, chocolate, café e amadeirados são a bola da vez! Capriche na aplicação, pequenas borrifadas nos cabelos ou atrás das orelhas trarão sofisticação e a dosagem ideal.

Se você está começando sua coleção agora de perfumes, o bacana é começar com frascos decant  (que são frascos de 5ml a 15 ml) e ir provando os perfumes que mais lhe atraem, dessa forma você monta um armário repleto de opções e pode ir alinhando as notas aromáticas que mais lhe agradam.

Inicie com marcas famosas como Givenchy,  Dior e Calvin Klein e vá progredindo em suas aquisições, tenha sempre um perfume para um evento especial e preste atenção no feedback que as pessoas lhe dão, se num determinado dia você usou o perfume Y e todos gostaram, anote num caderninho, como um inventário de perfumes, para futuras apostas nesse frasco.

Dica de ouro:

A embalagem pode ser fascinante mas o conteúdo nem sempre agrada, portanto pergunte para amigas e colegas o que acharam de determinado perfume, se possível faça trocas de amostra para que aumentem a quantidade de aromas que vocês possam conhecer, dessa maneira é possível ir aumentando o conhecimento sobre famílias olfativas.

Saiba aqui se grávidas podem usar perfumes.

Gostou de nossas dicas? Deixe um comentário nos contando como você escolhe seus perfumes e não deixe de compartilhar essa dica em suas redes sociais.