Rotina para uma boa Introdução Alimentar!

Ao introduzir os alimentos complementares, muitos pais desejam planos e regras claros que possam seguir. Mas eles não são particularmente úteis, porque cada bebê é diferente e tem suas próprias preferências.

Nos primeiros doze meses, a dieta do bebê muda significativamente. Além do leite materno, da papinha e da mamadeira, novos alimentos são constantemente acrescentados ao cardápio do bebê no primeiro ano de vida. Para que o bebê seja bem cuidado nos primeiros meses e possa desenvolver-se, deve assegurar-se de que tem os alimentos adequados para a respectiva fase de desenvolvimento.

Os primeiros meses: leite materno e fórmula infantil

Nos primeiros meses, a criança deve ser amamentada e receber todos os nutrientes e defesas importantes através do leite materno. Tem a grande vantagem de estar sempre fresco, dosado e sempre disponível, mesmo quando em movimento. Embora muitas mulheres comecem a amamentar seus bebês, o número de mães que amamentam cai drasticamente nos primeiros meses. Tantas pessoas se perguntam rapidamente: amamentar ou dar a mamadeira?

Como alternativa ao leite materno, a fórmula infantil pode ser fornecida na mamadeira. Isso é adaptado às necessidades de bebês muito pequenos.

Preste atenção à higiene! O leite engarrafado é mais suscetível a germes. Certifique-se sempre de que os utensílios da sua cozinha estão limpos e limpe a garrafa a uma temperatura de pelo menos 65 ° C. Os resíduos de leite devem ser jogados fora e não devem ser reaquecidos.

Leia também: 9 dicas sobre o uso do colar de âmbar

Hora de variedade: alimentos complementares

A partir do quinto mês, o mais tardar a partir do sétimo mês, pode-se iniciar a alimentação de alimentos complementares além do leite materno. Nesse caso é recomendado o uso do manual das papinhas.

Sendo assim, o momento certo depende do desenvolvimento do bebê e, portanto, deve ser priorizado. Dessa forma, o bebê é lentamente desmamado do seio materno e pode conhecer novos alimentos. Os seguintes alimentos são adequados como alimentos complementares para começar:

  • Diferentes tipos de frutas e vegetais;
  • Mingau feito de batata, vegetais e carne;
  • Mingau de leite e cereais;

Varie entre os diferentes tipos de frutas e vegetais e deixe seu bebê provar os diferentes sabores.

Fórmula de continuação a partir do sétimo mês

Se o bebê estiver sendo alimentado com fórmula infantil preparada na mamadeira, deve-se trocar para uma fórmula de continuação além da alimentação complementar. A respectiva preparação da garrafa é referida no comércio como leite de acompanhamento dois e três posteriores. Isso dará ao seu bebê os nutrientes certos conforme eles se desenvolvem.

Coma como os adultos – nutrição no primeiro ano de vida

No primeiro ano de vida, a dieta pode ser trocada do leite materno por alimentos saudáveis ​​sem leite. Por volta do décimo mês, o bebê também pode participar da refeição familiar. Nos últimos meses, os jovens já observaram os hábitos alimentares dos adultos e agora estão felizes em experimentar os novos alimentos. Faça uma dieta variada e saudável para o bebê e evite os seguintes alimentos no início :

  • Amendoim, pequenas frutas e uvas;
  • Repolho, alho-poró, cebola, legumes;
  • Produtos feitos de leite cru, carne crua e ovos crus;
  • Grãos crus;
  • Mel de abelha;
  • Pratos de iogurte adoçados;
  • Carne brevemente frita;

Isso protegerá seu bebê de uma possível ingestão de pequenos pedaços inteiros, diarréia e gases desagradáveis .

Nutrição do bebê: Comer e beber corretamente também deve ser aprendido

Mantenha horários regulares para as refeições e coma com o bebê para prevenir possíveis problemas alimentares e evitar discussões à mesa. Os utensílios certos para beber e comer também são importantes para o desenvolvimento saudável da mandíbula.

Mamadeiras e copos

Quando um bebê é alimentado com mamadeira, ela deve ser substituída com o tempo. O acessório deve corresponder ao desenvolvimento da mandíbula da criança para evitar possíveis danos aos dentes e mandíbulas. Assim que o bebê puder beber de um copo, deve-se usar sempre copos e canecas de plástico. Assim o copo não vai quebrar se cair e o bebê não vai se machucar.

Hábitos alimentares saudáveis

Além da qualidade da alimentação, uma rotina diária faz parte da alimentação correta do bebê. Horários regulares das refeições e rituais comuns são importantes para que o bebê possa comer em paz e não fique estressado. Lembre-se sempre de que bebês e crianças pequenas aprendem muito nos primeiros anos e seguem o exemplo do meio ambiente. Os hábitos alimentares da família são observados e imitados e muitos hábitos bons, mas também negativos, são adotados. Tente ser um bom modelo para seu filho e molde positivamente os hábitos alimentares de seu bebê.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar esse importante conteúdo em suas redes sociais.