O que levar na mala do seu bebê em uma viagem de avião

Sharing is caring!

A chegada de um bebê traz enormes mudanças na vida de uma pessoa. Para quem costuma viajar de avião, as alterações são ainda maiores, sobretudo para os pais de primeira viagem.

O que colocar na mala? Roupinhas, comida? Como garantir que o bebê esteja bem e confortável durante todo o deslocamento? Para ajudar os pais viajantes, preparamos um texto com algumas orientações que poderão lhe ajudar durante o passeio.

Montando a mala de viagem do bebê

Uma viagem de avião pode ser muito estressante para um bebê, sobretudo os menores. Então, antes de embarcar com a criança, certifique-se de que ela já está imunizada e poderá ficar bem durante todo o deslocamento.

Em geral, as companhias aéreas costumam permitir que crianças com mais de três meses, mas aqui cabe o bom senso dos pais, em ter certeza de que o pequeno está pronto para o deslocamento.

Agora, vocês já se fizeram essa pergunta e viram que seu filho está imunizado e pronto para embarcar? Então veja o que não pode faltar na mala dos pequenos.

Fraldas descartáveis

Coloque na mala uma boa quantidade de fraldas descartáveis. O ideal é calcular uma para cada hora em que estiver em trânsito. Acrescente mais algumas, caso o voo atrase ou ocorram emergências como overbooking.

Tome cuidado na forma como as fraldas são armazenadas. Como os pacotes costumam ocupar muito espaço, o ideal é levar apenas as necessárias durante a viagem.

Manta

Mesmo que esteja viajando para um lugar mais quente, tenha sempre uma manta com você, pois os bebês tem uma percepção diferente da nossa da variação da temperatura.

Além de cobrir a criança, as mantas podem ser usadas como tapete ou colchão, caso precise colocar o pequeno no chão, antes do embarque ou durante o voo.

Sacos plásticos

Quem tem crianças pequenas sabe que, algumas vezes, podem ocorrer incidentes, como roupas sujas. Por isso, leve alguns sacos plásticos na mala da criança, para que possa colocar as roupas ou os babadores sujos.

Cosméticos para bebês

Como os aviões tem regras sobre o transporte de líquidos, é importante ficar atento ao transporte de alguns itens essenciais para o dia a dia do bebê.

No caso das pomadas antiassaduras, guarde-as em suas caixas, para que o material seja escaneado pelo raio-x. Já o sabonete líquido ou shampoo para banho devem ser colocados em potes próprios para viagem.

Na hora de transportar os lenços umedecidos, prefira aqueles que vêm em embalagens para viagem, sem potes. O mesmo vale para os lenços de papel. Pacotes pequenos, que cabem em uma mala de mão, podem ser uma boa pedida para tornar o percurso menos desgastante.

Chupetas e mamadeiras

Na hora de montar a mala de seu filho, coloque chupetas extras apenas se a criança utilizar. Mas não se esqueça das mamadeiras. Coloque na mala o modelo que a criança utiliza normalmente.

Roupas

Bebês costumam sujar muitas roupas, principalmente quando estão aprendendo a comer sozinhos. Então, para não ser surpreendido com a falta de mudas antes de chegar ao destino, leve na mala duas trocas por dia.

Ao montar sua mala, coloque as peças em camadas para agasalhar a crianças. Casacos mais pesados devem ser colocados apenas se o destino da viagem for muito frio.

Não se esqueça do babador, mesmo para aqueles que ainda não comem sólidos. Aqui, uma boa pedida é levar os de plástico, que podem ser limpos facilmente, inclusive durante o voo.

Caso a viagem seja para um destino ensolarado, como a praia, não se esqueça de colocar na mala chapéus e bonés, para proteger o bebê do sol, e uma embalagem de filtro solar, acondicionado em recipientes próprios, fator 30 ou mais.

Documentos para uma viagem tranquila

Ao montar a mala do bebê, não se esqueça dos documentos do bebê: passaporte, carteira de identidade e certidão de nascimento. Coloque também o telefone do seu pediatra e, caso tenha, do plano de saúde.  Não se esqueça da Autorização de viagem para menor

Alimentos

Os pais podem levar alimentos para os bebês. No entanto, não é necessário que você faça um verdadeiro estoque. Procure colocar apenas a quantidade certa para que a criança se alimente durante o trajeto. Então, coloque na mala itens como papinhas, fórmula e frutas.

Carregadores

Quem vai viajar com crianças menores de dois anos podem levar itens como carregadores do tipo “canguru”, mochilas ou sling, que são leves, não ocupam espaço e facilitam o transporte do bebê.

Se tiver um carrinho desmontável, esse item também pode ser levado para a viagem. Contudo, proteja-o com uma bolsa, para que não seja prejudicado durante o transporte.

Meu voo foi cancelado. E agora?

Para quem viaja com bebês, o cancelamento de um voo é um dos grandes medos, pois as crianças costumam sofrer com a espera.

Para tornar esse período menos desgastante, procure se informar com a companhia aérea e cobre seus direitos. Veja as opções disponíveis para diminuir o impacto para a criança.

Verifique a possibilidade de acomodação em um novo voo ou hospedagem, caso a decolagem demore muito.

Veja também Dicas de como montar a Bolsa Passeio do Bebê

Comentários
shares