Rotina para uma boa Introdução Alimentar!
Ao introduzir os alimentos complementares, muitos pais desejam planos e regras claros que possam seguir. Mas eles não são particularmente úteis, porque cada bebê é diferente e tem suas próprias preferências.
Nos primeiros doze meses, a dieta do bebê muda significativamente. Além do leite materno, da papinha e da mamadeira, novos alimentos são constantemente acrescentados ao cardápio do bebê no primeiro ano de vida. Para que o bebê seja bem cuidado nos primeiros meses e possa desenvolver-se, deve assegurar-se de que tem os alimentos adequados para a respectiva fase de desenvolvimento.
Os primeiros meses: leite materno e fórmula infantil
Nos primeiros meses, a criança deve ser amamentada e receber todos os nutrientes e defesas importantes através do leite materno. Tem a grande vantagem de estar sempre fresco, dosado e sempre disponível, mesmo quando em movimento. Embora muitas mulheres comecem a amamentar seus bebês, o número de mães que amamentam cai drasticamente nos primeiros meses. Tantas pessoas se perguntam rapidamente: amamentar ou dar a mamadeira?
Como alternativa ao leite materno, a fórmula infantil pode ser fornecida na mamadeira. Isso é adaptado às necessidades de bebês muito pequenos.
Preste atenção à higiene! O leite engarrafado é mais suscetível a germes. Certifique-se sempre de que os utensílios da sua cozinha estão limpos e limpe a garrafa a uma temperatura de pelo menos 65 ° C. Os resíduos de leite devem ser jogados fora e não devem ser reaquecidos.
Leia também: 9 dicas sobre o uso do colar de âmbar
Hora de variedade: alimentos complementares
A partir do quinto mês, o mais tardar a partir do sétimo mês, pode-se iniciar a alimentação de alimentos complementares além do leite materno. Nesse caso é recomendado o uso do manual das papinhas.
Sendo assim, o momento certo depende do desenvolvimento do bebê e, portanto, deve ser priorizado. Dessa forma, o bebê é lentamente desmamado do seio materno e pode conhecer novos alimentos. Os seguintes alimentos são adequados como alimentos complementares para começar:
- Diferentes tipos de frutas e vegetais;
- Mingau feito de batata, vegetais e carne;
- Mingau de leite e cereais;
Varie entre os diferentes tipos de frutas e vegetais e deixe seu bebê provar os diferentes sabores.
Fórmula de continuação a partir do sétimo mês
Se o bebê estiver sendo alimentado com fórmula infantil preparada na mamadeira, deve-se trocar para uma fórmula de continuação além da alimentação complementar. A respectiva preparação da garrafa é referida no comércio como leite de acompanhamento dois e três posteriores. Isso dará ao seu bebê os nutrientes certos conforme eles se desenvolvem.
Coma como os adultos – nutrição no primeiro ano de vida
No primeiro ano de vida, a dieta pode ser trocada do leite materno por alimentos saudáveis sem leite. Por volta do décimo mês, o bebê também pode participar da refeição familiar. Nos últimos meses, os jovens já observaram os hábitos alimentares dos adultos e agora estão felizes em experimentar os novos alimentos. Faça uma dieta variada e saudável para o bebê e evite os seguintes alimentos no início :
- Amendoim, pequenas frutas e uvas;
- Repolho, alho-poró, cebola, legumes;
- Produtos feitos de leite cru, carne crua e ovos crus;
- Grãos crus;
- Mel de abelha;
- Pratos de iogurte adoçados;
- Carne brevemente frita;
Isso protegerá seu bebê de uma possível ingestão de pequenos pedaços inteiros, diarréia e gases desagradáveis .
Nutrição do bebê: Comer e beber corretamente também deve ser aprendido
Mantenha horários regulares para as refeições e coma com o bebê para prevenir possíveis problemas alimentares e evitar discussões à mesa. Os utensílios certos para beber e comer também são importantes para o desenvolvimento saudável da mandíbula.
Mamadeiras e copos
Quando um bebê é alimentado com mamadeira, ela deve ser substituída com o tempo. O acessório deve corresponder ao desenvolvimento da mandíbula da criança para evitar possíveis danos aos dentes e mandíbulas. Assim que o bebê puder beber de um copo, deve-se usar sempre copos e canecas de plástico. Assim o copo não vai quebrar se cair e o bebê não vai se machucar.
Hábitos alimentares saudáveis
Além da qualidade da alimentação, uma rotina diária faz parte da alimentação correta do bebê. Horários regulares das refeições e rituais comuns são importantes para que o bebê possa comer em paz e não fique estressado. Lembre-se sempre de que bebês e crianças pequenas aprendem muito nos primeiros anos e seguem o exemplo do meio ambiente. Os hábitos alimentares da família são observados e imitados e muitos hábitos bons, mas também negativos, são adotados. Tente ser um bom modelo para seu filho e molde positivamente os hábitos alimentares de seu bebê.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar esse importante conteúdo em suas redes sociais.