Aprender a cantar pode te ajudar a aliviar o estresse da quarentena

Sharing is caring!

Você já ouviu falar que quem canta seus males espanta, certo? Essa é uma expressão que traduz muito bem a enorme gama de benefícios que fazer aula de canto durante a quarentena pode trazer para você.

Com o estresse da quarentena, muitas pessoas começaram a buscar novas atividades para ocupar o seu tempo, aumentar o bem-estar e a saúde mental. O canto foi uma das alternativas encontradas para lidar com toda essa situação.

E o melhor de tudo é que você pode achar que não tem talento para o canto, mas nem sempre esse é o fator mais importante. Como você vai descobrir ao longo desse artigo, aprender a cantar pode ser mais uma questão de prática do que o dom em si.

Então, vamos descobrir como você pode dar os seus primeiros passos no mundo do canto?

Procure um curso online

O primeiro passo é buscar um curso que vai ajudá-lo a entender as diferenças entre as notas e as principais técnicas para cantar. Durante a quarentena, estudar canto ficou ainda mais fácil, já que as aulas online chegaram como uma opção eficiente e com valor mais acessível que os módulos presenciais.

Então, se você quer aprender a cantar, é preciso, antes de mais nada, escolher um bom curso e começar as aulas. Assim como é o caso de qualquer outra profissão, o canto exige muita técnica e estudo para que você seja um ótimo cantor!

Descubra qual é a sua extensão vocal

A extensão vocal de um cantor é o conceito que engloba as notas que você consegue cantar de forma confortável, sem que precise forçar muito suas cordas vocais. Entender qual é essa sua extensão e classificação é uma forma de conhecer a sua própria voz e identificar o tom no qual deve cantar cada música.

Essa é uma etapa muito importante das aulas de canto. Para descobrir qual é a sua classificação, o professor provavelmente deve tocar as notas em um instrumento musical e pedir para você reproduzi-las. Com isso, ele identifica sua tessitura e onde você se enquadra no espectro das classificações vocais.

Comece a cuidar da sua voz

Você logo vai descobrir que quem canta seus males espanta, mas quem não cuida da voz pode machucar a garganta, as cordas vocais e até mesmo prejudicar permanentemente a sua voz!

Quando você começa a fazer aulas de canto e estudar as melhores técnicas globais, você descobre que os cuidados com a voz são muito importantes. Isso engloba evitar certos tipos de alimentos (como leite e chocolate), proteger a garganta do frio, evitar bebidas muito geladas e muito mais.

Incluir esses hábitos em sua rotina é a melhor forma de cuidar do seu aparelho vocal e garantir uma boa voz para cantar.

Nunca se esqueça do aquecimento

Assim como os cuidados contínuos com a voz, o aquecimento também é muito importante nas aulas de canto. Pense nisso como o aquecimento muscular: assim como os seus músculos precisam ser preparados para a atividade física, o mesmo acontece com a voz.

Portanto, nunca pule a etapa do aquecimento. Ela vai garantir uma melhor performance e proteger a sua saúde vocal ao mesmo tempo!

Treine!

Por último, não podemos deixar de citar uma das melhores dicas: treinar (e muito!). Ao mesmo tempo em que você evita o estresse durante a quarentena, o treino permite que você aprimore cada vez mais as suas habilidades e permite até mesmo que você deixe de encarar o canto apenas como um hobby, mas também como uma opção para seguir carreira.

Portanto, que tal reservar algumas horas para praticar as suas canções favoritas? Assim, você cuida da sua saúde mental e pratica uma atividade pela qual você vai se apaixonar! Aí, você também poderá afirmar: quem canta seus males espanta (literalmente!). Boa sorte nesta nova etapa da sua quarentena!

Ah! Não se esqueça também de divulgar o seu trabalho para que mais pessoas possam conhecer você, ok?

Leia também – 10 dicas para aliviar o stress

Comentários
shares