Como encontrar a escova progressiva ideal para os cabelos

Sharing is caring!

A escova progressiva é uma das técnicas que existem para alisar os cabelos, reduzir o volume e o frizz dos cabelos. Também chamado de defrizz, esse procedimento pode ajudar a resolver problemas como pontas duplas, cabelos secos, sem forma e até mesmo indisciplinados.

A fórmula da escova progressiva geralmente contém carbocisteína, um aminoácido que abre as estruturas dos fios, e um pouco de formaldeído. Porém, o último componente tem contra-indicações, existem versões da progressiva sem formaldeído, cujas fórmulas substituem o ingrediente por tioglicolato de amônio e etalonamina, substâncias semelhantes que causam menos danos.

Como é feita a escova progressiva

Após a lavagem dos cabelos com shampoo de limpeza parcialmente a seco, é aplicado um produto específico, mecha por mecha. Os fios são então novamente secos e endireitados com a prancha. Após essa etapa, é possível lavar os cabelos imediatamente e finalizar com um creme de tratamento final ou, dependendo do tipo de produto, ficar com o produto nas mechas por três dias.

A maioria das escovas progressivas só permite que você lave o cabelo após três dias e seus efeitos duram cerca de três meses, embora existam algumas com uma duração mais curta.

Tipos de escovas progressivas

A principal diferença entre os métodos de alisamento está nos compostos de alisamento, que possuem componentes e cheiros diferentes. Veja quais são as opções e escolha a melhor escova progressiva para você!

TRADICIONAL

Geralmente, a escova progressiva tradicional utiliza queratina e óxido de acetamida. Pode ou não conter formaldeído e é indicada para cabelos ondulados e volumosos.

ESCOVA PROGRESSIVA INTELIGENTE

Tem os mesmos ingredientes do tradicional, com adição de proteínas e minerais, mas permite lavar os cabelos no mesmo dia do tratamento. Atua como um hidratante, torna os cabelos mais resistentes e fortalece os cabelos danificados. Dá uma aparência natural aos cabelos cacheados.

ESCOVA PROGRESSIVA DE CHOCOLATE

Possui queratina, proteína da seda, extrato de cacau, cafeína, ácidos graxos e pode ou não conter formaldeído. É menos agressiva para os cabelos, dá mais leveza e menos alergia.

Ela também atua como um hidratante e nutriente. No entanto, pode aumentar a produção de óleo no couro cabeludo, levando à queda de cabelo e ao desenvolvimento de seborreia.

ESCOVA PROGRESSIVA DE MORANGO

É feita de queratina, etanolamina, proteína, ácido de morango e vitamina C. Seus efeitos são ligeiramente mais suaves do que os da escova de chocolate.

ESCOVA PROGRESSIVA MARROQUINA

Composto por argila branca, óleo de cacau marroquino e formaldeído. Também contém um neutralizador, que permite lavar os cabelos no dia seguinte.

ESCOVA PROGRESSIVA AMERICANA

É feita de guanidina. Deixa os cabelos mais soltos e naturais, sem parecer que foram alisados. Seu efeito redutor de volume dura mais do que escovas normais, cerca de 6 meses.

Não é indicado para quem já fez tratamentos com amônia, henê, tioglicolatos ou hidróxido de sódio.

ESCOVA PROGRESSIVA INDIANA

Contém extrato de sândalo, amêndoas doces e cravo, misturado com um aminoácido retentor de umidade, o PCA sódico. É indicado para quem já tem cabelos lisos ou quimicamente tratados.

Tanto a duração do procedimento quanto os efeitos são menores: 50 minutos de aplicação e 30 dias de duração.

Considerações finais

Cada pessoa tem um tipo de fio que precisa ser avaliado em vários aspectos por um profissional especializado, como se tem coloração ou não e se apresenta descamação do couro ou queda. Só ele poderá verificar o melhor tipo de escova para cada pessoa.

A escova progressiva confere brilho, hidrata e amacia os cabelos. O resultado imediato é lindo, seus efeitos duram de 30 dias a 6 meses, dependendo do produto, do tipo de cabelo e do número de lavagens. É chamada de progressiva porque, a cada vez que esse procedimento é realizado, os cabelos apresentam melhores resultados no alisamento e redução de volume.

Porém, com o passar do tempo o tratamento pode danificar o seu cabelo e a raiz, prejudicando o movimento natural dos fios. Sem falar que muitas vezes pode ter formaldeído na composição, causando problemas de saúde. Procure um profissional qualificado e escolha a melhor progressiva para você!

Comentários
shares