Autoconfiança e hipnoterapia
Por ter uma abordagem alternativa e diferenciada, a hipnose ganhou muita credibilidade no âmbito da melhoria do gerenciamento da baixa autoestima e ausência de confiança. Por meio do autoconhecimento, buscando as raízes do problema no subconsciente, é possível melhorar essas características e, ainda por cima, garantir maior qualidade de vida.
Ainda que não pareça, a baixa autoestima e a ausência de confiança em si mesmo pode acabar inibindo grandes sensações e momentos da sua vida, impedindo que você experimente os instantes em toda a sua intensidade. Sendo assim, a melhor opção é buscar um tratamento capaz de te ajudar a superar essas barreiras limitantes.
O que é hipnose?
Muitas pessoas não sabem o que é a hipnose, grande parte pelo método ser retratado de maneira estereotipada na televisão ou em mídias sociais. Por isso, é muito comum que, ao perguntarmos para alguém se ela conhece o método, a resposta esteja associada com o balançar de relógios à frente do rosto de alguém.
No entanto, a hipnoterapia da modernidade está mais relacionada com a capacidade de entregar o empoderamento necessário para o indivíduo. Quando você se submete a uma das sessões, poderá aprender a entrar em um estado de relaxamento profundo e, muitas vezes, conseguirá alcançar esse resultado por conta própria.
O terapeuta poderá fazer com que você entenda melhor os caminhos trilhados por sua mente, além de utilizar as vantagens da sugestão para remover os padrões negativos associados ao seu cérebro, criando novos que são categoricamente mais saudáveis. Assim, os problemas com autoconfiança poderão ser extinguidos aos poucos.
A hipnoterapia poderá utilizar caminhos imagéticos, capazes de te levar por meio de um cenário imaginário, seguindo um passo a passo para atribuir sugestões e novas abordagens para enfrentar um problema. Assim, a sua mente trabalhará com mais afinco para resolver a falta de confiança.
Em quais áreas a hipnoterapia pode ajudar?
Por estar ligada diretamente com o subconsciente, a hipnoterapia pode atuar em mais de uma área. É muito comum que esteja relacionada com a assertividade, uma característica que pessoas com baixa confiança possuem. Por isso, com a característica da sugestividade da hipnose, isso pode ser resolvido.
Dentre algumas principais características da hipnoterapia estão:
● valorizar atitudes positivas, capaz de te ajudar a lidar com o cotidiano;
● enfrentar e superar causas subjacentes ou emoções que venham a contribuir com a baixa autoestima;
● desenvolver planos e metas para a sua vida;
● confiar nas próprias habilidades para ter um cotidiano mais saudável e organizado;
● aprender mais a respeito dos seus próprios desejos.
O que faz da hipnose um método totalmente eficaz é a sua capacidade de chegar em locais da mente que você, por conta própria, não consegue ter acesso. A hipnoterapia será um guia para os seus próprios sentimentos, conflitos e resolução de hábitos prejudiciais.
Pilares da autoconfiança
Os pilares da autoconfiança estão interligados. Sendo assim, eles dependem um do outro para existir, o que acaba influenciando na construção gradual da confiança em si mesmo. Abaixo, você pode entender mais sobre cada um deles.
Crença
A crença tem por definição uma convicção firme, além da conformidade com algo ou alguma situação. Cada um de nós possui um repertório dessas crenças, as quais dizem respeito ao conjunto dessas informações que temos sobre nós mesmos e sobre as pessoas que nos rodeiam constantemente.
Existem dois tipos de crenças:
● fortalecedoras: que representam tudo o que acreditamos e nos ajudam a obter sucesso ao longo de nossa caminhada;
● limitantes: que são aquelas que representam tudo o que podemos acreditar, mas que nos impedem de conseguir encontrar o caminho certo para uma evolução pessoal.
Muitas das pessoas que acreditam ter sorte na vida, de fato, acabam tendo um caminho muito mais claro e de sucesso do que aquelas que pensam negativo o tempo todo. Isso porque, quando encontramos características positivas acerca de nós mesmos, conseguimos alcançar bons resultados, movidos pela autoconfiança.
Autopercepção
Mais um dos pilares da autoconfiança se baseia na autopercepção. Se você é uma pessoa que sabe ser capaz de alcançar os próprios objetivos, mas não enxerga um verdadeiro potencial ao longo desse caminho, então está na hora de começar a avaliar os seus feitos e qualidades, convencendo-se de que é, sim, possível, alcançar os objetivos com esforço.
Ter a noção de que em si mesmo há um domínio de determinadas habilidades suficientes para alcançar metas é importante. Quando você para pra pensar que há uma chance, mesmo que mínima, de realizar os seus sonhos, é importante investir nela e entender que há uma capacidade contida, que precisa ser libertada a qualquer momento.
Isso tudo não se trata de se superestimar, mas sim de perceber do que você realmente é capaz e do que pode alcançar quando entender as suas qualidades. A ausência da percepção de capacidade acabará por se mostrar um empecilho na realização de suas metas.
Diálogo interno
Você já parou pra pensar se anda se relacionando bem consigo mesmo? Se o seu diálogo interno funciona? Ultimamente, tem usado um tom mais intimidador ou gentil para se referir a si mesmo? Todos esses detalhes são extremamente importantes para colocar em prática a evolução pessoal.
É muito comum que as pessoas vivam em conflito quando se trata de um diálogo interno. Isso leva a uma sabotagem e, consequentemente, a falta do desenvolvimento da autoconfiança. Aquele diálogo interno negativo poderá ficar cada vez mais intenso se não for cortado em seu estágio mais primário.
Por isso, conversar consigo mesmo é um pilar da autoconfiança. Você poderá se motivar e fazer com que haja uma confiança em suas ações, decisões, impedindo que haja uma sabotagem a caminho da realização de sonhos, metas ou objetivos.
Angelita Cavalcante é Hipnoterapeuta na cidade Itapema, Santa Catarina. Através do método Kraisch ajuda dezenas de pessoas a superarem suas dificuldades por meio da hipnoterapia. Conheça mais sobre ela no seu site oficial ou no instagram, seguindo @angelita.hipnoterapueta.