Dicas de presentes para batizado

Batizado agendado e você convidada para ser madrinha. Data agendada no calendário, roupa escolhida mas um detalhe ainda está pendente: o que dar de presente para o afilhado bebê?

Confira nossa seleção de presentinhos especiais para encantar nessa data tão especial.

É importante lembrar que a verdadeira origem do batismo está ligada ao primeiro sacramento da Igreja Católica.

Ainda que a prática tenha se modernizado e, nos dias de hoje, esteja se desprendendo da religião, alguns valores são essenciais, tanto para o batismo, quanto para a madrinha.

Legalmente, após o batismo, os padrinhos são responsáveis pela criança no caminho religioso e, também, dependendo da situação, podem até se tornar, os responsáveis legais pela criança.

Com isso em mente, é preciso levar em conta um presente que será lembrado pelo bebê, quando crescer, pelos pais (e pela própria madrinha, claro).

Pode ser um brinquedo? Claro que pode, mas precisa levar em conta a responsabilidade do que o brinquedo irá representar, assim como a relação do presente com os pais.

Na dúvida, a melhor coisa é conversar com os pais, agora compadres, sobre o que pode ou não ser bem-vindo.

Opções de presente:

Conjuntinho e vestidos:

Uma opção infalível de presente para o batizado e também uma das grandes escolhidas pelas madrinhas.

O conjuntinho é prático, fácil de encontrar e a grande variedade de modelos permite, com certeza, encontrar algo que tenha relação com os pais ou com a criança.

Além deste detalhe, é muito comum que o bebê troque a roupa após a cerimônia e, um conjuntinho pode ser simbólico e representar a rouba que o bebê usou no dia do batismo.

Claro, para isso acontecer, já deve ser combinado com os pais.

Mas é uma excelente opção, já que a roupa também ficará guardada na memória e nas fotos.

Para as meninas, os conjuntos infantis ou vestidos infantis mais moderninhos e cheios de apliques deixam qualquer composição mais romântica.

Assim como as meninas, os meninos podem aproveitar dos conjuntos mais estilizados. Estampas coloridas de bichinhos e também dos seus personagens favoritos são uma ótima pedida.

Lembre-se que a roupinha precisa ser escolhida com muito carinho já que será uma lembrança que os pequenos terão por toda sua vida.

Sapatinho de batismo:

Roupas e calçadinhos infantis nunca são demais, né?

E os calçados de batismo possuem um charme único.

Pezinhos fofos e bem protegidos.

O seu estilo mais comportadinho geralmente em cores pastéis como azul-bebê e branco deixam a cerimônia ainda mais especial.

Vale lembrar que na hora de escolher o sapatinho que o bebê usará no batizado é preciso ficar atenta à confecção do modelo.

Aposte nos modelinhos que sejam flexíveis e confortáveis, de preferência das principais marcas especialistas no assunto.

Recordação do batizado para a vida toda:

Este tipo de presente é muito especial (não que os outros não sejam).

Isso porque, geralmente, é um presente durável e que poderá ser utilizado para a criança por muitos anos: pingente, gargantilhas, broches, uma decoração, entre outros.

Há diversas opções de pingentes e medalhões (que podem ser pendurados na cabeceira da caminha) com formato de anjinhos e outras imagens que remetem ao batizado.

Por terem uma vida útil muito grande, esses presentes estarão com o pequeno por muito tempo. E claro, estarão em um lugar especial no seu coraçãozinho.

Você também pode optar por customizar com o nome da criança.

Lembrancinha feita à mão:

Também cheia de significado, um presente feito pela madrinha possui todo o carinho e dedicação fazendo parte do pacote.

Pode ser um enfeite, como uma decoração, ou um presente personalizado, como um álbum de fotos, uma peça de roupa, um enxoval, entre outros.

A caixinha dos padrinhos é sem dúvidas uma ótima escolha.

A madrinha e o padrinho customizam uma caixinha especial para a criança que servirá para guardar toalhinhas customizadas e outros apetrechos.

Para os pequenos que além de fofos são super fotogênicos, os porta-retratos também podem ser considerados.

Se nenhuma opção agradar, deixe a imaginação fluir: as lembrancinhas de batizado possuem um significado único e precisam de muita dedicação para serem feitas com amor.

Lembrancinha religiosa:

Para as famílias que prezam pelas tradições religiosas, há também diversas opções para marcar presença na mesa dos presentes.

A versão da bíblia para crianças é a mais procurada pelas madrinhas de todo o país.

Nessa edição os temas são tratados de forma mais simples. Além de conter diversas ilustrações para explicar de forma clara e objetiva os ensinamentos aos pequenos.

Bolo da madrinha:

Se o orçamento estiver um pouco apertado, a madrinha pode ajudar também nas delícias da festa.

Geralmente as madrinhas e os padrinhos ficam responsáveis pelo bolo, que sem dúvidas é a grande atração da mesa.

Bolos com coberturas coloridas e com o nome do pequeno são algumas das possibilidades que as madrinhas podem apostar.

Converse com a mamãe para garantir que a decoração da sobremesa esteja de acordo com o restante da festa.

Brinquedo:

Todas as crianças gostam e os pais também. Brinquedos são ótimas opções, pois entretém os pequenos em diferentes momentos.

Talvez, ainda, pode acontecer de encontrar o presente certo – aquele que acaba se tornando o brinquedo inseparável do bebê.

O mais importante aqui é entender para quando será o presente: uma pelúcia pode ser linda, mas é preciso saber se os pais estão de acordo.