Dicas para lavar roupas de bebê
Aprenda a lavar as roupas de bebê de forma eficaz com essas dicas úteis. Mostraremos o caminho certo para preparar, escolher um sabão adequado, combater manchas e muito mais.
Então você foi as compras e já está com todo o enxoval do seu bebê pronto. Agora chegou a hora de lavar todas as roupinhas e com algumas dicas e alguns truques vamos deixar essa tarefa mais rápida e fácil.
1) Preparando-se para lavar
A primeira dica é muito importante e deve ser seguida à risca. Sempre lavar TODAS as roupas do bebê antes de vesti-las em seu pequeno. As roupas novas podem conter vestígios de produtos químicos e uma lavagem ajudará você a se livrar dessas impurezas.
Todas as roupas do seu bebê devem ser lavadas antes de usá-las. Bebês – especialmente recém-nascidos – geralmente têm pele sensível, e a lavagem remove resíduos e outros tipos de sujeira, além de deixar tudo cheirosinho, macio e confortável para o bebê.
Certifique-se de ler a etiqueta de cuidado da roupa ao lavar algo pela primeira vez. Siga as instruções do rótulo.
Outros itens que estarão em contato direto com a pele do bebê, como lençóis, toalhas, mantas ou cobertores, também devem ser lavados antes do uso.
2) Lavando as roupas do bebê
Uma vez que você tenha controle sobre a rotina de alimentação, sono e cuidados essenciais do bebê, aprenderá a lavar a roupa do bebê. Todos os princípios básicos do seu cuidado regular com a roupa do adulto (separando cores, os tratamentos corretos das manchas, lendo as instruções no rótulo de uma peça de roupa, etc.) se aplicam à lavagem de roupas de bebê, mas alguns truques podem tornar o processo ainda mais fácil.
- Coloque meias e outros pequenos itens em uma bolsa de malha durante a lavagem e secagem. Se meias adultas são perdidas normalmente, imagine que as minúsculas meias de bebê são ainda mais propensas a desaparecer – uma bolsa de malha ajuda a contê-las.
- Prenda todos os fixadores de tecido de gancho e laço para evitar que a roupa seja presa e possivelmente danificada. Ao dobrar e guardar a roupa, dê uma olhada nos itens para ter certeza de que nenhum botão ou enfeite tenha se soltado durante a lavagem
Fraldas de pano devem ser mantidas e lavadas separadamente das outras roupas. Imediatamente enxaguar as fraldas sujas no banheiro. Guarde as fraldas em um balde de fraldas com uma tampa bem apertada até a hora de lavá-las. Você também pode usar um forro descartável ou lavável no balde de fraldas.
Lave as fraldas a cada dois ou três dias. Primeiro, faça uma pré-lavagem a frio ou molhe as fraldas durante a noite. Não use detergentes com corantes ou perfumes. Lave em água quente, enxaguando cada carga duas vezes. Não use amaciantes de roupas, que podem ser irritantes para a pele de um bebê.
3) Escolhendo um sabão para a roupa do bebê
Alguns pais podem se sentir compelidos a procurar o melhor sabão para bebês, mas especialistas em saúde dizem que isso não é necessário, desde que seu bebê não tenha alergias ou uma pele muito sensível. Se você tiver dúvidas, fale com o seu pediatra. (Tudo bem, você não é o primeiro – e definitivamente não será o último – pai a perguntar sobre o sabão correto para bebês.)
Um sabão líquido é sempre mais recomendado. Os detergentes líquidos geralmente enxaguam mais completamente do que os em pó, que podem deixar para trás flocos que podem irritar a pele de um bebê.
4) Como tratar manchas nas roupinhas de bebê
Em geral, trate as manchas enquanto estiverem frescas, certificando-se de remover o máximo possível da substância antes de lavar.
- Para proteínas (incluindo fórmula, leite materno, a maioria das manchas de comida, e cocô): Mergulhe as manchas em água fria usando um pouco de bicarbonato de sódio. Se isso não funcionar, tente um removedor de manchas para todos os fins e lave normalmente.
- Para xixi: Remover uma mancha de xixi requer um processo de duas etapas. Dilua 1 colher de sopa de amônia em 1 xícara de água e use-a para tratar a área. Lembre-se de colocar a mistura em uma área pequena primeiro para garantir que a peça não solte tinta. Use um produto de remoção de manchas e lave normalmente. Lembre-se de nunca misturar alvejante com vinagre ou amônia. A combinação cria fumos tóxicos que podem ser perigosos para você e sua família.
- Para óleo de bebê: Use um removedor de manchas de pré-lavagem. Depois de verificar as instruções de cuidados, lave na água mais quente que é segura para o vestuário. Deixe a roupa secar ao ar para garantir que a mancha foi removida. (Manchas de óleo podem parecer desaparecer quando uma peça de roupa é molhada e depois reaparecer quando a roupa estiver seca.).
- Para frutas e
legumes: Três métodos podem ser
eficazes na remoção dessas manchas.
- Lave a mancha em água fria.
- Coloque a peça em uma combinação de 1 para 1 de álcool e água e lave normalmente.
- A terceira opção é usar um removedor de manchas de pré-lavagem, seguido de lavagem, para manchas mais difíceis. Se isso não remover a mancha, molhe a roupa em uma mistura de 1 parte de vinagre branco e 1 parte de água.
Claro, é frustrante ter uma mancha que você simplesmente não consegue remover, especialmente quando está naquela roupa adorável que você estava esperando para mostrar e nem sequer saiu pela porta. Alguns itens como panos de bebê, cueiros e bodies de algodão simples fazem ótimos panos para a limpeza.
5) Guardando as roupinhas
O armazenamento de roupas pode ser uma tarefa tediosa e demorada. Procure deixar tudo organizado por tamanho, pois assim fica bem mais fácil não deixar de usar aquela roupinha linda e que não serve mais.
Deixe mais a mão roupas do dia a dia como bodies, calças e macacões.
Inevitavelmente, seu bebê vai perder todas aquelas roupas adoráveis. E quando isso acontecer, você pode optar por fazer uma troca de roupas de bebê, levá-las à loja de consignação ou brechó, vender em grupos de desapego ou você pode decidir arrumar tudo para o próximo bebê.
Se você optar por fazer o último, há alguns passos que deve tomar para preparar a roupa do bebê para armazenamento. Algumas dessas roupas podem ser especiais (como batismo ou saída de maternidade) e exigirão cuidados especiais.
Outras roupas de bebê podem ser embaladas de forma mais simples.
Lavar a roupa do seu bebê é definitivamente algo que você quer fazer antes da sua chegada, porque haverá pouco tempo para fazê-lo nas primeiras semanas. Lave alguns lotes de roupas de bebê a cada semana e tudo estará limpo e pronto para quando seu bebê chegar. Se você precisar de ajuda, peça a uma amiga ou contrate uma diarista que venha e te ajude a arrumar as roupas do bebê.
Deixe seu comentário e compartilhe esse texto com as amigas que estão passando por essa fase.