Quantas calorias são necessárias por dia para perder peso?

Caso o seu objetivo seja perder peso, esteja focado em não consumir mais calorias do que o seu corpo necessita. A quantidade de calorias que devem ser ingeridas diariamente varia de individuo para indivíduo e dependem de alguns fatores como altura, peso e idade. Por este motivo, ao se perguntar sobre a quantidade de calorias que você deve ingerir diariamente, preste atenção no seu organismo.

Como faço esse cálculo?

A primeira característica que você deve perceber é quantas calorias você utiliza diariamente. Para descobrir isso, é necessário descobrir qual é a sua taxa metabólica basal e o cálculo é feito da seguinte forma:

HOMENS:

TMB = 88,362 + (13,397 x peso em kg) + (4,799 x altura em cm) – (5,677 x idade em anos)

MULHERES:
TMB = 447,593 + (9,247 x peso em kg) + (3,098 x altura em cm) – (4,330 x idade em anos)

Após fazer esse cálculo, é necessário descobrir quantas calorias você gasta por dia de acordo com a quantidade de atividade física. O cálculo é o seguinte:

Pouco ou nenhum exercício: TMB x 1,2

Pouco exercício (1–3 dias por semana): TMB x 1,375

Exercício moderado (3–5 dias por semana): TMB x 1,55

Exercício intenso (6–7 dias por semana): TMB x 1,725

Exercício muito intenso (2x por dia ou muito pesado): TMB x 1,9

E agora, o que esse resultado quer dizer?

Como falamos anteriormente, o resultado mostrado indica qual é a quantidade de calorias que o seu organismo utiliza diariamente e para perder peso, a dica é comer abaixo das calorias que você necessita. Quando você come menos do que o seu organismo precisa, ele vai utilizar a gordura estocada como fonte de energia, fazendo com que você emagreça.

É muito importante que você não coma muito abaixo da sua necessidade diária, pois isso pode prejudicar o seu organismo e até fazer com que ele ative o “modo de fome”, que faz com que ele se adapte momentaneamente, mas quando você voltar a comer, ele vai necessitar de menos calorias para funcionar, fazendo com que se forme mais gordura.

Um déficit de 200 a 400 calorias diárias, é considerado por especialistas, como uma maneira inteligente e saudável de emagrecer e conseguir manter o peso.

Trace um plano para emagrecer

Para emagrecer com saúde é necessário que se faça um plano de alimentação e exercícios físicos. De nada adianta saber quantas calorias você precisa consumir por dia e não saber quais alimentos ingerir. Além disso, um plano alimentar elaborado por um profissional vai fazer com que você não fique sentindo fome durante todo o dia, o que gera estresse, ansiedade e em casos mais graves, transtornos alimentares.

Emagrecer com saúde melhora o emocional e o funcionamento do organismo como um todo. Vale dizer, também, que emagrecer de forma saudável faz com que você não seja vítima do efeito sanfona ou que desista antes mesmo de começar.

Veja também: Dicas de Perda de Peso Fácil