6 dicas para construir um relacionamento saudável

No geral, as relações pessoas são cheias de altos e baixos. O relacionamento a dois pode passar por complicações. O esfriamento da relação e desestabilização acabam ocorrendo com certa frequência. Mas é possível sadio, forte e vigoroso.

Para construir algo único e saudável é importante que haja cumplicidade entre o casal. Saber exatamente o que fazer e quando fazer não é sempre realizável, mas conhecer o parceiro de modo que tudo fique mais simples é possível.

Para construir um relacionamento saudável é preciso que os dois lados estejam sempre trabalhando em conjunto. Para isso, é importante que ambos busquem o mesmo objetivo, compreendendo as dificuldades do outro e se movimentando para saná-las.

Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas ter uma relação sadia é muito simples. Confira as dicas  entenda como fazer:

1- Confie no seu parceiro

A confiança é o ponto de partida e o que mantém a saúde do relacionamento durante a corrida. A desconfiança é a maior causadora de atritos e desconfortos durante a relação. A falta de confiança gera irritação e desgaste, sendo um dos principais precursores das brigas constantes.

Se você quer ter um relacionamento saudável precisa entender que isso só será possível se confiar no seu parceiro. Mas, não confunda confiança com submissão ou aceitação. Pois, é a sinceridade e lealdade dele que te farão  confiar.

2- Mantenha sempre uma comunicação aberta

A falta de comunicação gera diversos problemas e isso não ocorre apenas durante o relacionamento afetivo. Comunicar-se com clareza e conseguir passar todas as inseguranças e dificuldades para o parceiro acaba gerando uma cumplicidade que é necessária para a relação.

O relacionamento saudável está pautado na confiança e comunicação. Falar o que sente, expor os problemas e buscar soluções em conjunto, é importantíssimo. Por isso, busque ter liberdade de falar abertamente com o seu parceiro.

3- Aprenda a respeitar a privacidade do seu companheiro

No geral, os casais pensam que ter a senha do telefone e redes sociais é necessário para a relação. Mas, muito pelo contrário, essa necessidade só ocorre quando não há confiança e, consequentemente, saúde no relacionamento.

Em um relacionamento saudável, onde há confiança e reciprocidade, com uma comunicação clara e aberta, a privacidade é algo respeitado e ter informações do privadas do parceiro não é necessário. Por isso, para ter um relacionamento saudável você precisa respeitar a privacidade do seu companheiro.

4- Conheça bem o seu parceiro

Conhecer o parceiro é importante para a relação. Muitos casais acabam construindo uma relação superficial, pois não buscam conhecer profundamente o parceiro. Saber dos medos e anseios, conhecer os sonhos e objetivos, saber o que o alegra e faz bem, é importante para a construção de um relacionamento saudável e duradouro.

Por isso, é importante que você converse com o seu parceiro sobre tudo. Coisas extremamente importantes ou até mesmo besteiras, saber do simples e superficial e, do profundo e complexo é necessário e ajuda a construir laços fortes.

5- Resolva os problemas que podem ser solucionados

As vezes escolhemos erroneamente ficar com a verdade e deixar o problema se estender por tempo indeterminado. Existem diversos problemas simples e fáceis de solucionar, mas que procuramos não mexer e levamos até o ponto que ele começa a interferir na relação.

Em um relacionamento saudável os problemas precisam ser solucionados. Buscar resolvê-los é importantíssimo para que não haja conflitos e rupturas na relação.

6- Procure inovar sempre

A rotina é outro empecilho que acaba deixando a relação desgastada. Por isso, é preciso inovar constantemente. Sair para lugares diferentes e fazer coisas novas é o primeiro passo da inovação.

Para um relacionamento saudável é importante inovar nos momentos a dois. Conhecer uma sex shop, realizar fantasias do parceiro e adicionar “brinquedinhos” na hora H, ajudam a manter a chama acessa.

Siga as dicas e tenha um relacionamento saudável!