Dicas de como economizar dinheiro

Sharing is caring!

Pra você que quer dar uma guinada financeira e não sabe por onde começar. Vamos te passar algumas dicas de como economizar dinheiro, para que dessa forma você possa se livrar das dívidas, iniciar um planejamento de independência financeira ou até começar ser um investidor no mundo dos negócios.

Não importa qual seja seu foco, para conquistar sonhos necessariamente precisamos de organização e planejamento, o qual passa pelo bom controle das finanças pessoais, chegar ao final do mês com as contas em dia e ainda com uma reserva para poupar ou aplicar é uma sensação muito boa.

Iniciar a sua educação financeira o quanto antes poderá antecipar sonhos e metas que você vem almejando há muito tempo, como por exemplo, fazer àquela viagem, comprar sua casa ou aprender a multiplicar seu dinheiro.

Alguns passos são essenciais para a mudança de mentalidade e principalmente para internalizar uma disciplina que perdure por toda a vida.

Anote suas tudo que ganha e tudo que gasta

A prática de escrever e registrar toda a entrada e saída de dinheiro, nos mostra de forma mais clara de que forma estamos destinando nossas finanças, devemos pensar que nossa vida é uma empresa e, portanto, tudo, mas tudo mesmo, inclusive aquele cafezinho com pão de queijo na lanchonete, deve ser anotado.

Ter um controle de gastos bem organizado e de fácil compreensão é o primeiro passo para economizar dinheiro, ao final do primeiro mês de registro, você conseguirá visualizar se foi um poupador ou gastador, e dessa forma fazer boas escolhas no próximo período.

Num caderno mesmo faça um traço na vertical e de um lado coloque “Entradas” e na outra parte “Saídas”  separe por dias e meses e inicie um relatório pessoal financeiro.

Procure atividades que complementem sua renda

Se o mesmo economizando o dinheiro continua curto, então uma dica interessante é buscar outras fontes de renda para complementar seu salário, existem curso online que ensinam desde a fabricação de laços para cabelo até conserto de celulares, observe quais são suas habilidades e invista nelas, com a internet é possível vender na sua própria página e com o auxílio das redes sociais fazer uma divulgação bem ampla.

Algumas outras dicas que podem lhe ajudar a ganhar uma renda extra:

  • Vender bolo no pote
  • Aprender a criar websites
  • Cuidar de animais da vizinhança como petsitter
  • Dar aulas

Com criatividade é possível conquistar novos clientes e faturar mais, ter várias fontes de renda ajuda no aumento de recursos financeiros e dá um certo alívio nos momentos de crise.

Modifique seus hábitos

Reavalie seus gastos e hábitos diários.

Em casa uma forma rápida de reduzir custos é trocar toda a iluminação da residência, e escolher lâmpadas mais econômicas, na alimentação é possível reutilizar cascas de frutas para fazer geleias, por exemplo.

Uma ideia que ajuda muito a reduzir os gastos, é reutilizar água de chuva para lavar o carro ou o quintal, se você mora em casa pode comprar hoje mesmo um tonel de armazenamento, canos e pedir para alguém instalar, na próxima temporada de chuva, já conseguirá ter água para essas funções.

Importante reforçar que mesmo que você tenha aquele cofrinho em casa no formato de porquinho, ele é muito bacana para decorar e lembrar que você deve poupar, mas não guarde dinheiro nele, heim!  Coloque seu dinheiro ou numa carteira de poupança ou já inicie com investimentos de médio  e longo prazo.  Dessa forma é possível multiplicar seus ganhos.

A educação financeira é como o aprendizado na escola, deve ser feita passo a passo, e deve ter como meta o aumento de seu conhecimento sobre controle financeiro, dessa forma é possível ter mais liberdade ao decorrer da vida, sem que precise passar por apuros.

Gostou de nosso artigo? Conte nos comentários quais são seus truques para economizar e não deixe de compartilhar essa dica em suas redes sociais.

Comentários
shares