Dicas de como organizar seu guarda roupas

A organização com certeza é uma aliada da produtividade, quando procuramos por algo importante e não temos ideia de onde colocamos, dá um certo desespero. E não seria diferente com as nossas roupas, ter um armário ou guarda roupas desorganizado atrasa compromissos, nos deixa sem opções assertivas de combinar peças e o pior traz uma sensação de desconforto, inclusive para outras áreas da vida.

Para conseguir organizar de forma prática e que possa ser mantida, existem algumas dicas que podem auxiliar nesse novo hábito saudável de se posicionar diante à vida.

Tá preparado para ter um guarda roupas estilo closet de artista?

guarda-roupa

Para começar pense como é a organização das lojas de roupas, existe um padrão nos cabides? Como são expostas? Camiseta usa qual espaço, é dobrada de que jeito? E as calças, são penduradas de que forma?

Com essa linha de raciocínio é possível encontrar algumas práticas que são fáceis de adotar, como por exemplo, a utilização de cabides iguais.

Já que falamos de cabides, o indicado é que todos estejam virados para o mesmo lado, dessa forma é possível otimizar espaço e a visualização fica mais limpa, o material também é outro fator importante, por isso pense de forma padrão, se for utilizar cabide de madeira, compre todos de madeira, se for de plástico também siga a mesma orientação.

Existem cabides específicos para calças, vestidos e ternos, eles são adequados para o tamanho e o peso da peça de roupa, de forma que sustentam melhor essas roupas.

Separe as roupas por tonalidades e funcionalidades.

A identidade visual é um charme e atrativos em diversas lojas, pense de forma que ao entrar em seu closet ou abrir seu guarda roupas você possa identificar rapidamente o que procura, uma dica preciosa é colocar blusas mais pesadas de inverno na parte superior do armário, as  peças de uso constante, coloque-as na parte mais baixa do guarda roupas.

A cor pode começar da mais escura para as mais claras, dessa forma inclusive, você pode até fazer um estudo de que cor tende a usar mais.

Gavetas são excelentes para organização, elas são ideais para meias, roupas de praia, sutiãs com bojo, calcinhas e meias calças, existem divisórias que ajudam a ganhar espaço nas gavetas, procure uma que combine com a decoração do seu quarto.

Peças de seda ou linho defina um local para elas, pois demandam cuidados especiais, não misture lãs com peças de linha, por exemplo, para que não encham de bolinhas indesejáveis.

Como já fora citado anteriormente, os acessórios organizadores são muito práticos, com eles é possível deixar tudo à mão, como cintos, sapatos, gravatas e acessórios. Eles podem ser no formato colmeia ou em grade e dos mais variados materiais como tecido, plástico e acrílico.

Outra dica bacana são as caixas organizadoras, você pode fazer composição de cores e tamanhos diversos, são excelentes para guardar fronhas, lençóis e acessórios, com profundidades e larguras diferentes podem armazenar diversas peças do seu guarda roupas, melhorando a dinâmica e aumentando os espaços disponíveis.

Desapegue e troque energia do seu guarda roupas

Faça periodicamente uma limpa no guarda roupas, escolha peças que não usa mais, sem costura ou com manchas e trate de jogar fora, faça doação de roupas que estejam em condição de uso, aquela máxima de faça aquilo que gostariam que fizessem à você, vale aqui também.

Um guarda roupas fluído e que tenha funcionalidade é aquele em que todas as peças são utilizadas e fazem parte da sua vida, guardar roupas e acessórios que nunca usou ou deixou de utilizar faz tempo, é reter energia estagnada. Então trate de começar a movimentar e colocar peças funcionais e lindas. Deixe seu guarda-roupas com identificação visual e informação direta, dessa forma você não perderá mais tempo procurando aquela saia linda para ir a um jantar.

Gostou das dicas?

Deixe um comentário sobre como você organiza seu guarda-roupas e não deixe de compartilhar o texto em suas redes sociais.

Não deixe de conferir nossas dicas para escolher um perfume clicando aqui.