Dicas de como renovar a decoração ou reformar sem gastar muito

Sharing is caring!

Você sabia que é possível renovar a casa e dar aquele UP gastando pouco? Isso mesmo. Tem gente que só de pensar em todo o tempo, dinheiro e sujeira que uma reforma demanda, logo desiste da ideia.

Fonte: Pinterest

Por isso, a opção para este problema pode ser a reforma rápida — conhecida como “pocket decor”. Aquela que não requer muito tempo — e nem quebra-quebra — considerada uma reforma seca.

Esse tipo de renovação é ideal para quem quer dar uma nova cara para um cômodo ou para a casa inteira sem gastar muito. Quer saber algumas dicas que vão te ajudar nessa “reforma”? Basta continuar a leitura!

1.   Renovar a casa sem quebra-quebra

Existem algumas coisas que você pode fazer — sozinha, inclusive — para dar aquela mudada no visual da sua casa, sem precisar sujar ou quebrar paredes, como:

  • Mudar a cor das paredes: Pintar as paredes de um cômodo ou da casa toda é ideal para mudar o visual sem sujar muito. O bom é que dá para fazer isso sozinha, na maioria das vezes;  
Fonte Pinterest
  • Trocar os móveis de lugar: Às vezes, apenas trocando os móveis de lugar é possível renovar a casa e deixar o ambiente mais espaçoso e arejado;
  • Renovação de estofados: Renovar os estofados é uma ideia muito boa. Além de custar menos para reformar do que para comprar um sofá novo, você aproveita o móvel antigo e ganha uma estampa, estofado e acabamento novinhos em folha;
  • Cortinas novas: Trocar as cortinas também é uma ótima opção para dar um UP na decoração — especialmente na sala. Vai dar uma “cara” nova ao ambiente. Para economizar, a dica é comprar a cortina online e sob medida.
Fonte: Pinterest
  • Restauração de móveis: Restaurar os móveis antigos é o ideal para quem está com a grana curta e deseja trocá-los. Você pode restaurar os móveis antigos em casa e buscar inspirações na internet. Assim você economiza e ainda escolhe por uma opção sustentável.  
Fonte: Pinterest

2.   Se planeje

Antes de iniciar uma reforma — mesmo que básica — é necessário se planejar. Um planejamento detalhado com todas as suas necessidades e perspectivas é essencial para evitar gastos e tempo excessivos.

Mesmo uma reforma pequena demanda alguns gastos, por isso, coloque tudo no papel. Assim, mesmo que algo fuja do que foi planejado, você conseguirá perceber e mudar a tempo.

3.   Defina o limite de gastos

Conforme citado, mesmo uma reforma pequena para renovar a casa pode exigir alguns gastos.

Por isso, planeje o quanto irá gastar, seja com cortinas novas ou tintas. Antes de comprar móveis novos, repense se não vale a pena reformá-los ou restaurá-los primeiro.

Assim, você pode economizar. Gastando apenas com os itens da restauração, como tinturas, itens decorativos e acessórios.

Faça orçamentos para tudo, e coloque no papel a ordem de prioridades. Dessa forma, ficará mais fácil decidir.

4.   Escolha com cuidado os profissionais

Se a sua reforma precisar de alguma prestação de serviço, certifique-se de escolher um profissional de qualidade.

Não escolha os profissionais apenas por serem os mais baratos. Não adianta ele ser barato e não entregar o projeto conforme o planejado. Ou, pior, se precisar contratar outra pessoa para refazer tudo novamente.

No mais, tente fazer você mesma os reparos que conseguir, há muitas dicas e referências na internet para ajudá-la.

5.   Lembre-se dos imprevistos

Sim, eles sempre acontecem — especialmente em reformas. Podem ser pequenos, como a quebra do pé do móvel na hora de arrastar, a escada que acerta o lustre, a tinta que não fica no tom desejado.

Enfim, podem ser muitas coisas. E eles não deveriam se chamar imprevistos, já que é praticamente certeza que acontecerão em algum momento.

Então, esteja preparada para isso. Não se desespere, nem desanime. Apenas procure a melhor forma para resolvê-los e antecipe gastos com futuros imprevistos no seu orçamento.

Na hora de renovar a casa, ainda que você opte por fazer tudo você mesma é necessário planejamento.

Pesquisando, buscando referências e inspirações na internet, é possível fazer muita coisa legal sem gastar muito. Por isso, não tenha medo de arriscar e de fazer você mesmo!

E para te ajudar ainda mais, separamos alguns artigos com dicas “faça você mesmo” (ou “diy”), com ideias muito legais do que comentamos. Confira!

Você gostou dessas dicas sobre como renovar a casa sem gastar muito? Sabe de mais alguma dica legal? Então compartilhe a sua opinião e experiência conosco. Até logo e boa reforma!

Comentários
shares