Hábitos saudáveis para 2021

Ano novo, primeiro mês, e é comum que ocorram promessas para mudanças de rotina e costumes melhores, incluindo o desejo de adotarem hábitos saudáveis, mas sem disciplina esse desejo se repete no decorrer dos anos. 

Esse ciclo vicioso não faz bem tanto no aspecto físico quanto para o mental. Afinal, manter hábitos saudáveis faz com que o corpo fique mais em forma, aumenta a disposição e interfere, inclusive, na felicidade e no bem-estar.

Isso ocorre porque sentir alegria durante o período em que se pratica exercícios acontece pela liberação de endorfina ao cérebro, que causa uma sensação de bem-estar. 

Basicamente, esse hormônio é produzido pela hipófise (uma glândula cerebral) e é transportado pela corrente sanguínea para o corpo.

No entanto, manter hábitos saudáveis depende de muita disciplina e comprometimento com a mudança de vida. 

Afinal, assim como a manutenção da saúde deve ser feita regularmente, realizando visitas aos médicos e dentistas – seja para exames de rotina ou colocação de implante dental – a prática de exercícios ou mesmo a mudança da alimentação deve ser acompanhada corretamente.

Inclusive, a esse fator de regularidade pode-se aliar a sensação de recompensa da pessoa com o próprio bem-estar, estabelecendo metas e objetivos a curto, médio e longo prazo – estimulando ainda mais os novos hábitos. 

Isso vale para todos, mesmo aqueles que não desejam emagrecer, pois saúde não tem a ver, necessariamente, com a estética, mas com o estilo que leva a vida. 

Exercício físico

Assim como foi falado acima, praticar exercícios físicos faz bem para a própria saúde mental do ser humano. Mas também regula o bom funcionamento do corpo, melhorando o controle de colesterol, glicose, níveis de triglicérides e eleva o colesterol bom (HDL). 

Portanto, é extremamente necessário ter uma regularidade de exercícios, principalmente para manter a saúde e o funcionamento do corpo em bom estado.

O melhor disso é que há um leque de opções para que seja escolhida a prática que a pessoa mais queira fazer. Há os que gostam de musculação, outros de corrida, dança, prática de esportes, yoga e tantos outros. 

O importante é encontrar uma atividade que seja prazerosa, reduzindo o sedentarismo.

Saúde Mental

O tema saúde mental ainda é pouco discutido dentro da sociedade, apesar de ter ganhado mais visibilidade nos últimos tempos.

Esse é um tema muito importante, afinal, ao entender melhor o funcionamento do cérebro, foi descoberto uma série de problemas relacionados às atividades desse órgão, mas que eram tratados com preconceito. 

Isso tem mudado, a própria ciência já comprovou que a importância de manter a cabeça bem é a mesma do corpo. 

Essas práticas são algumas dicas para manter uma boa saúde mental:

  • Terapia com um profissional;
  • Meditação;
  • Reiki;
  • Atividades ligadas à arte.

Saúde bucal

Todo mundo gosta de ter um sorriso bonito, bom hálito e passar uma boa imagem do seu rosto. Afinal, os lábios, os dentes e a gengiva são um cartão de visita para uma primeira impressão ou mesmo mostrar uma boa aparência.

No entanto, muitas pessoas ainda não criaram o hábito de cuidar da saúde bucal de maneira correta, deixando essa ação para um segundo plano, descartando a importância que ela tem.

Inclusive, a saúde bucal é extremamente importante, também, para se manter saudável. 

Hábitos como o cuidado com a escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal, além de idas ao dentista a cada seis meses, já garantem dentes saudáveis e a regulação do organismo como um todo.

Além das idas frequentes ao profissional, em casos de desconfortos ou necessidade e interesse em procedimentos, como implantes dentarios, o paciente deve procurar um profissional, pois nunca é tarde para manter sua boca saudável.

Nesse caso, pinos de titânio são fixados ao osso abaixo da gengiva, substituindo a raiz dentária e, depois de quatro meses, é colocado um dente artificial feito de porcelana ou resina sobre o implante. 

Basicamente, o implante dental tem como objetivo restabelecer a harmonia facial do paciente, tanto no funcionamento quanto na estética, recuperando a saúde bucal e elevando a autoestima da pessoa de forma significativa.

Agora, para quem busca um sorriso impecável e com ampla funcionalidade, existem opções estéticas e manutenções frequentes.

Nesse contexto, um procedimento que vem sendo bastante adotado nos dias de hoje é a lente de contato dental

Isso porque é um procedimento consideravelmente rápido, no qual é possível alterar a coloração, alinhamento e tamanho dos dentes, conferindo uma harmonização facial ao mesmo tempo em que há a otimização do processo. 

Ou seja, ao colocar sobre os dentes uma película  que faz a correção no posicionamento, formato e até textura dos dentes, o paciente já consegue visualizar como ficará sua aparência, demandando apenas os cuidados de manutenção e higienização diárias.

Com isso, a lente nos dentes é uma maneira de possibilitar ao paciente maior autoestima e bem-estar. 

Por fim, é preciso dizer a importância do consumo de água (dois litros por dia) e uma boa noite de sono para manter o corpo e a mente mais dispostos e sadios, aumentando a adesão aos hábitos saudáveis.