Descubra os roteiros ideais para sua viagem em Campinas

Conheça um pouco mais sobre alguns dos principais pontos turísticos dessa incrível cidade.

Perto de São Paulo fica a cidade de Campinas, vibrante e viva, com sua ótima vida noturna, culinária ousada e chefs de renome mundial, além de belos parques, arquitetura colonial e pessoas acolhedoras. Grande parte da cidade presta homenagem a suas raízes italianas como grande produtora de café e traz a cultura brasileira através de performances, festivais e eventos.

Situada a 2.411 pés acima do nível do mar, esta torre de água de 88 pés vigiando Campinas é o ponto mais alto da cidade. Subir ao topo também é uma das suas melhores chances de obter uma vista panorâmica da cidade como você nunca viu antes. A Torre de Castelo foi planejada como um “marco” no meio da cidade e foi construída como uma torre de água funcional e também como um monumento à cidade. Aos sábados e domingos, a torre se abre ao público em uma iniciativa “Meet Campinas”.

Não deixe de visitar e fazer um balanço do museu abrigado em seu design circular. Conheça um pouco mais sobre alguns dos principais roteiros ao viajar por essa incrível cidade, especialmente se estiver pensando em comprar ou alugar imóveis em Campinas!

1. Faça o seu caminho gastronômico

O Brasil é famoso não apenas por suas carnes grelhadas, mas também por sua mistura eclética de pratos japoneses, portugueses, holandeses, italianos e latino-americanos, como torta holandesa e coxinha: isso tudo você poderá encontrar pelos bares e restaurantes de Campinas! Não deixe de experimentar nenhuma dessas opções de iguarias!Jogue-se na variedade de experiências de compras também:além da infinidade de lojas e shoppings que dominam Campinas, você também pode se divertir na Feira Hippie – onde você encontrará lembranças para levar a parentes e amigos – e no Mercado Central, um local privilegiado para os melhores restaurantes locais. Não deixe de ir até ali e saborear um delicioso Chopp artesanal!

2. Relaxe nos parques de Campinas!

O local possui um belo lago conhecido como Lagoa do Taquaral, perfeito para relaxar; um passeio de bonde elétrico; e o planetário de Campinas. Conheça também o Jequitibá Woods Park, um espaço urbano em Campinas que é o chamado “balcão único” para todas as coisas naturais da cidade. Facilmente acessível e com um design bonito, este parque é um exemplo cintilante de planejamento urbano bem-sucedido.

Além de ser um espaço privilegiado para passear, correr e simplesmente ler sob a sombra das inúmeras árvores, também abriga um parque infantil, um zoológico e lanchonetes. Então vá em frente, aproveite o dia: passe tempo com os animais e depois alimente seus bichinhos enquanto desfruta desta área florestal.

Visite também o Central Park de Campinas. Embora seja sem dúvida um belo lugar para passear e relaxar, o parque oferece muito mais. Sua lagoa pitoresca e calma oferece atividades como aluguel de barcos a remo e stand-up paddle. Além dos quatro bondes históricos e antigos que percorrem as trilhas bem preservadas do parque, a Lagoa do Taquaral também possui um estádio de esportes cobertos e piscina, um museu de ciências, um planetário, corridas de kart e áreas de aeromodelos, além de restaurantes.

3. Percorra as trilhas da história da cidade

Outrora uma fazenda de café chamada “Mato Dentro”, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim foi redesenhado para incluir trilhas, um lago artificial, instalações esportivas e uma feira de agricultura orgânica. Como o tempo está sempre bom em Campinas, há muitos locais ao ar livre que se apresentam. A Casa do Lago é o local ideal para exposições gratuitas e exibições ao ar livre de filmes antigos.

4. Contagie-se com um mundo de diversão

Pelo menos 5 atrações separadas e específicas prometem um mundo de diversão para os visitantes que procuram fugir do caos da cidade. Há apenas 29 km do centro de Campinas, você encontra os cinco mundos de Hopi Hari, que incluem Kaminda Mundi, com passeios no estilo “europeu”; Mistieri, dedicado a uma vibe mais latino-americana; Infantasia, um parque voltado inteiramente para crianças; Liga da Justiça, onde os personagens de quadrinhos governam e, finalmente, Wild West, uma seção temática antiga da fronteira ocidental.  É digno de nota 10 o Montezum, a maior montanha-russa de madeira da América Latina, que leva os visitantes a 800 metros em menos de dois minutos a velocidades de até 100 km/h! Conheça também o Naga Cable Park, um “playground” exclusivo para adultos. Construído exclusivamente com carros alegóricos, cabos, pistas de obstáculos e água, este parque e seus percursos testam tudo, desde sua agilidade, força e resistência até sua capacidade de simplesmente se soltar e se divertir.

5. Onde morar em Campinas

Quem visitou a cidade e se apaixonou por ela e pretende voltar para morar, algumas opções de boas casas para alugar em Campinas encontram-se em bairros populares como o Parque Ecológico – esta área em Campinas foi projetada especificamente para incorporar uma perspectiva ecológica ao planejamento urbano. Tudo, desde as plantas até os materiais de construção utilizados, é ecológico. Venha relaxar junto ao rio artificial, ao anfiteatro e aos pavilhões para apresentações e eventos.

Também existe a possibilidade de se morar no centro de Campinas, que possui muitos apartamentos para alugar em Campinas. O “centro” ou centro da cidade de Campinas apresenta todos os seus restaurantes e edifícios comerciais mais populares, além de arquitetura histórica como a Catedral Metropolitana de Campinas e a rua comercial ao ar livre da Rua Treze de Maio.

Também sugerimos o bairro do Taquaral, uma vez que possui prédios residenciais e muitos restaurantes e lanchonetes de propriedade independente. Mas a sua maior atração é a Lagoa do Taquaral, que é um lago grande e pitoresco situado no centro do Parque Portugal, que reúne uma ótima paisagem e reforça o fato de Campinas ser conhecida por sua grande qualidade de vida.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre essa incrível cidade, lembre-se que, como qualquer cidade brasileira popular, o principal distrito comercial de Campinas é o centro da cidade. Não deixe de conhecer a Rua Treze de Maio, ideal para pedestres, com as principais lojas da cidade e incrível artesanato local!

Aproveite para compartilhar este post para que mais pessoas conheçam este roteiro de viagem para a cidade de Campinas e boa viagem!