Semana do Brasil – A “Black Friday” Brasileira

Governo promove Semana do Brasil para alavancar vendas no comércio

Com a finalidade de alavancar as vendas e fomentar o comércio, no mês de setembro, o governo por intermédio da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) criou a Semana do Brasil.

Idealizada no modelo conhecido da Black Friday, evento que acontece todo o ano nos Estados Unidos, uma data que estimula o consumo, a expectativa é conseguir gerar lucro, no mês de setembro, um período difícil para os lojistas que não possuem datas comemorativas para motivar as vendas no comércio.

Cerca de 300 empresas confirmaram sua participação. Irão oferecer descontos em produtos e serviços, entre os dias 06 e 15 de setembro. 

Também é uma chance de conseguirem vender mercadorias que estavam paradas. As condições ofertadas para o consumo nessa época é um meio de conseguirem alavancar as saídas desses produtos com baixas vendas.

O mercado de turismo também aposta nessa ação com Hotéis oferecendo pacotes de descontos para fortalecer o movimento e aumentar a lucratividade durante esse período.

Uma iniciativa que contribui com o empresário e microempreendedor que precisam desse incentivo em períodos que para eles os retornos investidos nos negócios são mais difíceis.

Para a população também agrega oportunidades de compra por meio das facilidades e baixo preço. Uma forma de adquirir o que precisa com a tão esperada promoção da campanha para realizar esse consumo.

Conforme informações do governo, o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNB, Bradesco e Banco Pan deverão apresentar propostas que facilitem pagamento de dívidas e obtenção de crédito.

A novidade será divulgada a partir do dia 1º de setembro na TV aberta e rádio. Já os Correios terão um selo com foco nessa iniciativa.

Aos lojistas interessados em participarem desse movimento e agregarem força no comércio nacional nesse período devem se cadastrar no site da ação criado especialmente com essa finalidade: http://www.brasil.gov.br/semanadobrasil/

Nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data que comemora uma temporada de compras para festividades de final de ano como a festa natalina. Com promoções bem atrativas é um período em que grandes e pequenos empresários aproveitam para terem seu produtos vendidos e estoque esgotado.

A data que acontece no mês de novembro, um dia depois do Dia de Ação de Graças faz tanto sucesso que passou a ser celebrado em vários países.

No Brasil, a primeira Black Friday foi em 2010, no dia 28 de novembro. Na época no modelo online mais de 50 lojas do varejo nacional participaram da campanha de estímulo ao consumo facilitando as compras para a população.  

Já em 2013, no mesmo sistema online, a comemoração da Black Friday no país teve um recorde no faturamento atingindo R$770 milhões. Entre os produtos mais procurados incluem smartphones que tiveram descontos de 16% e televisão com 19% de desconto.

As expectativas para a Semana do Brasil em setembro são boas. O período pretende ajudar os dois lados que gira a economia nacional sendo a do empresário que precisa de retorno em um período difícil no comércio, além do consumidor que poderá realizar suas compras de uma forma mais acessível tanto no valor como nas condições de pagamento.

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