Como cuidar do seu móvel de madeira?
Confira como cuidar do seu móvel de madeira e prolongar sua vida útil com algumas atitudes simples.
Com visual clássico e conhecidos por sua durabilidade, os móveis de madeira são as opções de mobília ideais para quem deseja peças que não saem de moda e são verdadeiros investimentos. kvartirado.ru escreve como abrir uma fechadura.
Mas para que os móveis fabricados com madeira possam fazer justiça à sua fama de duráveis, é necessário tomar alguns cuidados ao utilizá-los. Conheça as principais medidas para manter seus móveis conservados por mais tempo.
6 dicas práticas para cuidar do seu móvel de madeira
Desde cuidados na hora da limpeza até quais objetos não devem entrar em contato direto com o seu móvel. Nossa lista tem as principais informações que você precisa saber para ter uma peça de madeira bem conservada e linda por muito tempo.
1. Tire a poeira regularmente
O acúmulo de poeira na superfície do móvel cria uma camada de partículas que gera arranhões, como explica o portal Better Homes & Gardens. Por meio de limpezas regulares, você impede que isso ocorra.
Ao retirar a poeira, dê preferência a panos de microfibra ou reaproveite uma roupa de algodão antiga. Esses tecidos não causarão danos à madeira e são efetivos em remover o pó.
Não esqueça de limpar as áreas ornamentadas e esculpidas, pois elas frequentemente acumulam a maior quantidade de resíduos e sujeira.
2. Limpe-o sem produtos químicos
De tempos em tempos, uma limpeza mais profunda é necessária. Para cuidar do seu móvel de madeira nessas ocasiões, diga não aos produtos químicos multiuso e de faxina pesada.
As soluções de limpeza que utilizamos para as superfícies de fogões, pias e banheiros não são apropriadas para a manutenção de peças de madeira devido à sua composição com substâncias abrasivas.
Um exemplo é o álcool, como explica a empresária do ramo de móveis Gisele Leal em entrevista à Casa Vogue, que é capaz de deixar o móvel manchado de forma irreversível.
O indicado é iniciar a higienização com um pano seco a fim de remover o pó. Feito isso, faça movimentos circulares com um pano levemente umedecido com uma mistura de água e sabonete líquido ou detergente neutro.
Retire o detergente ou sabonete com um pano umedecido com água e seque a superfície do móvel imediatamente com um tecido seco.
3. Evite a exposição direta ao sol
O posicionamento no cômodo é um fator a ser considerado ao cuidar do seu móvel de madeira, pois a exposição direta e contínua à luz solar contribui para a diminuição da vida útil da peça.
A despigmentação da madeira é um dos efeitos colaterais mais comuns da ação solar sobre a mobília. A fim de evitar danos à aparência e longevidade do móvel, deixe-o distante de janelas abertas e sem cortinas.
Se a peça estiver localizada em uma área externa da casa, busque protegê-la enquanto ela não está sendo utilizada. Faça isso ao cobri-la com um pano ou colocá-la em local coberto e livre do sol e da chuva.
Caso não seja possível tomar essas medidas, a melhor forma de preservar o móvel é criar uma camada protetora com verniz específico contra a ação dos raios solares.
4. Proteja o móvel da umidade
Assim como o sol pode ser um inimigo na tarefa de cuidar do seu móvel de madeira, a umidade igualmente deve ser evitada ao máximo para manter o móvel bonito e conservado.
Isso porque, ao ter contato com água ou ficar em um ambiente úmido, a madeira absorve a umidade dada sua estrutura porosa. Uma vez que isso ocorre, o móvel se expande e fica sujeito ao surgimento de bolhas, mofo, apodrecimento e cupins.
Evite esses efeitos indesejáveis ao afastar o móvel de madeira da parede (5 a 7 centímetros, no mínimo), ao mantê-lo em área coberta e ventilada e envernizá-lo.
5. Não coloque esses objetos diretamente em contato com o móvel
O contato direto de objetos quentes, frios ou com extremidades pontiagudas com a superfície do móvel resulta em uma série de danos à madeira.
Itens quentes como panelas, por exemplo, podem queimar ou descolorir a mobília. Em adição, o calor faz a madeira se expandir, o que danifica sua estrutura. Objetos frios ou úmidos, como copos, também prejudicam a peça, pois deixam marcas escuras na superfície.
Por isso, para cuidar do seu móvel de madeira, coloque um suporte sempre que panelas, copos, pratos e outros artigos semelhantes forem postos sobre a mobília.
Essa medida também vale para objetos que podem arranhar o móvel quando movimentados (luminárias de mesa, vasos, itens de decoração e outros).
Nesses casos, colar um pedaço de feltro na base do objeto minimiza as possibilidades de danos por causa do atrito.
6. Respeite o limite de peso do móvel
Todos os móveis possuem um limite de peso suportado que, geralmente, é informado na ficha técnica.
Use a quantidade máxima de peso com um parâmetro ao distribuir os objetos em seu móvel de madeira. Não ultrapasse o número de quilos recomendado, pois a sobrecarga da peça prejudica toda sua estrutura e coloca em risco a segurança dos objetos suportados por ela.
7. Faça pequenos reparos
Mesmo assumindo uma postura cuidadosa com o móvel, pequenos arranhões e manchas podem surgir.
Felizmente, é fácil disfarçar riscos superficiais na madeira. Para tanto, você pode utilizar uma pomada de polimento de calçados cuja cor se pareça com a da madeira. Espalhe o produto sobre a superfície até que o risco seja preenchido.
Quando os danos forem maiores e mais difíceis de disfarçar, a pintura da peça torna-se uma opção interessante. Isso porque, além de cobrir todas as manchas e imperfeições, a cobertura com tinta traz um visual novo ao móvel.
Siga essas recomendações para cuidar do seu móvel de madeira e sua peça de mobília permanecerá bonita e conservada por muito tempo.