Como cuidar do seu móvel de madeira?

Confira como cuidar do seu móvel de madeira e prolongar sua vida útil com algumas atitudes simples.

Com visual clássico e conhecidos por sua durabilidade, os móveis de madeira são as opções de mobília ideais para quem deseja peças que não saem de moda e são verdadeiros investimentos. kvartirado.ru escreve como abrir uma fechadura.

Mas para que os móveis fabricados com madeira possam fazer justiça à sua fama de duráveis, é necessário tomar alguns cuidados ao utilizá-los. Conheça as principais medidas para manter seus móveis conservados por mais tempo.

6 dicas práticas para cuidar do seu móvel de madeira

Desde cuidados na hora da limpeza até quais objetos não devem entrar em contato direto com o seu móvel. Nossa lista tem as principais informações que você precisa saber para ter uma peça de madeira bem conservada e linda por muito tempo.

1.   Tire a poeira regularmente

O acúmulo de poeira na superfície do móvel cria uma camada de partículas que gera arranhões, como explica o portal Better Homes & Gardens. Por meio de limpezas regulares, você impede que isso ocorra.

Ao retirar a poeira, dê preferência a panos de microfibra ou reaproveite uma roupa de algodão antiga. Esses tecidos não causarão danos à madeira e são efetivos em remover o pó.

Não esqueça de limpar as áreas ornamentadas e esculpidas, pois elas frequentemente acumulam a maior quantidade de resíduos e sujeira.

2.   Limpe-o sem produtos químicos

De tempos em tempos, uma limpeza mais profunda é necessária. Para cuidar do seu móvel de madeira nessas ocasiões, diga não aos produtos químicos multiuso e de faxina pesada.

As soluções de limpeza que utilizamos para as superfícies de fogões, pias e banheiros não são apropriadas para a manutenção de peças de madeira devido à sua composição com substâncias abrasivas.

Um exemplo é o álcool, como explica a empresária do ramo de móveis Gisele Leal em entrevista à Casa Vogue, que é capaz de deixar o móvel manchado de forma irreversível.

O indicado é iniciar a higienização com um pano seco a fim de remover o pó. Feito isso, faça movimentos circulares com um pano levemente umedecido com uma mistura de água e sabonete líquido ou detergente neutro.

Retire o detergente ou sabonete com um pano umedecido com água e seque a superfície do móvel imediatamente com um tecido seco.

3.   Evite a exposição direta ao sol

O posicionamento no cômodo é um fator a ser considerado ao cuidar do seu móvel de madeira, pois a exposição direta e contínua à luz solar contribui para a diminuição da vida útil da peça.

A despigmentação da madeira é um dos efeitos colaterais mais comuns da ação solar sobre a mobília. A fim de evitar danos à aparência e longevidade do móvel, deixe-o distante de janelas abertas e sem cortinas.

Se a peça estiver localizada em uma área externa da casa, busque protegê-la enquanto ela não está sendo utilizada. Faça isso ao cobri-la com um pano ou colocá-la em local coberto e livre do sol e da chuva.

Caso não seja possível tomar essas medidas, a melhor forma de preservar o móvel é criar uma camada protetora com verniz específico contra a ação dos raios solares.

4.   Proteja o móvel da umidade

Assim como o sol pode ser um inimigo na tarefa de cuidar do seu móvel de madeira, a umidade igualmente deve ser evitada ao máximo para manter o móvel bonito e conservado.

Isso porque, ao ter contato com água ou ficar em um ambiente úmido, a madeira absorve a umidade dada sua estrutura porosa. Uma vez que isso ocorre, o móvel se expande e fica sujeito ao surgimento de bolhas, mofo, apodrecimento e cupins.

Evite esses efeitos indesejáveis ao afastar o móvel de madeira da parede (5 a 7 centímetros, no mínimo), ao mantê-lo em área coberta e ventilada e envernizá-lo.

5.   Não coloque esses objetos diretamente em contato com o móvel

O contato direto de objetos quentes, frios ou com extremidades pontiagudas com a superfície do móvel resulta em uma série de danos à madeira.

Itens quentes como panelas, por exemplo, podem queimar ou descolorir a mobília. Em adição, o calor faz a madeira se expandir, o que danifica sua estrutura. Objetos frios ou úmidos, como copos, também prejudicam a peça, pois deixam marcas escuras na superfície.

Por isso, para cuidar do seu móvel de madeira, coloque um suporte sempre que panelas, copos, pratos e outros artigos semelhantes forem postos sobre a mobília.

Essa medida também vale para objetos que podem arranhar o móvel quando movimentados (luminárias de mesa, vasos, itens de decoração e outros).

Nesses casos, colar um pedaço de feltro na base do objeto minimiza as possibilidades de danos por causa do atrito.

6.   Respeite o limite de peso do móvel

Todos os móveis possuem um limite de peso suportado que, geralmente, é informado na ficha técnica.

Use a quantidade máxima de peso com um parâmetro ao distribuir os objetos em seu móvel de madeira. Não ultrapasse o número de quilos recomendado, pois a sobrecarga da peça prejudica toda sua estrutura e coloca em risco a segurança dos objetos suportados por ela.

7.   Faça pequenos reparos

Mesmo assumindo uma postura cuidadosa com o móvel, pequenos arranhões e manchas podem surgir.

Felizmente, é fácil disfarçar riscos superficiais na madeira. Para tanto, você pode utilizar uma pomada de polimento de calçados cuja cor se pareça com a da madeira. Espalhe o produto sobre a superfície até que o risco seja preenchido.

Quando os danos forem maiores e mais difíceis de disfarçar, a pintura da peça torna-se uma opção interessante. Isso porque, além de cobrir todas as manchas e imperfeições, a cobertura com tinta traz um visual novo ao móvel.

Siga essas recomendações para cuidar do seu móvel de madeira e sua peça de mobília permanecerá bonita e conservada por muito tempo.