Dicas para comer mais saudável

Sharing is caring!

Está difícil se alimentar bem e perder peso? Confira nossas dicas para comer mais saudável e mude sua vida!

Muitas pessoas estão procuram adotar hábitos saudáveis e a primeira mudança realizada é com respeito a alimentação.

Atualmente são muitas opções que temos de nos alimentar com comidas que fazem mal a saúde. Muita gente acaba abusando do fast food ou das receitas de microondas. Mas não é apenas isso, algumas mudanças nos hábitos alimentares também fazem toda diferença. 

Comer de modo saudável é fundamental para controlar o peso e ajudar no rendimento esportivo.  Veja agora algumas dicas para comer mais saudável.

Compre alimentos saudáveis

Essa dica para um pouco óbvia, mas é essencial que você abasteça a sua geladeira com alimentos saudáveis. Quando falamos em alimentos saudáveis, são alimentos que não contém conservantes, que não são industrializados como, por exemplo, refrigerantes, doces e comidas congeladas.

Mastigue corretamente os alimentos

Desde pequenos escutamos que mastigar com calma é muito importante, assim seu organismo processa bem os alimentos ingeridos.  Mastigar bem os alimentos também vai favorecer ao emagrecimento.

A mastigação precisa deixar os alimentos pastosos tornando fácil o processo digestivo.

Não pule refeições

Outro fator para comer de forma saudável é não pular refeições. É fundamental que você faça as principais refeições do dia, evitando pular uma ou outra para tentar emagrecer ou por achar que não é importante.

Essa atitude pode, além de prejudicar a saúde por causa da carência de nutrientes importantes, ajuda no ganho de peso.

Quando você não come uma das principais refeições, a tendência é você comer mais na próxima ou comer doce durante as refeições. Esse é o melhor modo de manter o corpo abastecido e impedir a compulsão nos horários das refeições. 

Inclua integrais e gorduras boas

Outra dica para comer de forma mais saudável é incluir alimentos integrais e gorduras boas em suas refeições. Os alimentos integrais são importantes para dar aquela energia que precisamos para conseguirmos realizar qualquer atividade do dia a dia.

Além disso, os alimentos integrais são ricos em fibras, que além de contribuir para a perda de peso também possuem baixo índice glicêmico, ou seja, não aumenta a glicose.

Alimentos ricos em gorduras boas também são importantes para o organismo, uma vez que são ricos em nutrientes, principalmente em Omega 3, que ajuda no bom funcionamento do coração e outros órgãos importantes, evitando o surgimento de algumas doenças serias.

Você encontra gorduras boas em alimentos como oleaginosas, sementes, óleo de coco e peixes.

Diminua o consumo de sal

A grande quantidade de sal encontrado nas refeições de muitas pessoas tem levado muitos a desenvolverem algumas doenças graves, além da hipertensão. O consumo de sal em excesso também favorece a retenção de líquido, que contribui para o ganho de peso.

Por este motivo, evite comer grandes quantidades de sal, e quando for comer, opte pelo sal mais saudável que é o sal rosa. Você também pode aproveitar para substituir o sal pelo limão ao temperar um prato de salada.

Evite alimentos refinados

Os alimentos refinados são venenos para saúde. Por esta razão, evite alimentos ricos em açucares como doces, refrigerante, massas e qualquer coisa que seja feito com farinha branca como pão, por exemplo.

Esses alimentos ajudam no ganho de gordura e favorece o aumento da glicose na corrente sanguínea. 

Importante

As informações aqui contidas não substituem de nenhuma forma a consulta ao seu médico ou nutricionista. Eles que podem solicitar seus exames e passar uma dieta mais adequada a suas necessidades alimentares.

Se tiver algum assunto sobre o qual você não encontrou aqui, fale nos comentários, quem sabe não vira um novo artigo?

Conheça também as Melhores Dicas para Emagrecer.

Até a próxima!

Comentários
shares