Dicas para evitar estrias na gravidez
Para manter a pele do corpo lisa e sem estrias durante a gravidez existem dicas que podem facilitar o dia a dia das mamães e manter a saúde da pele sempre em dia.
O uso de hidratantes e óleos corporais é indicado para a manutenção da elasticidade da região da barriga, coxas, braços e que com a hidratação evita o aparecimento de estrias. No caso de já existirem algumas fazer uso desses produtos irá reduzir a intensidade delas.
Durantes a gravidez, devido o processo hormonal, as fibras da pele acabam se rompendo devido à alta elasticidade, dessa forma é natural que apareçam estrias em mulheres e durante a gestação elas aparecem com muito mais frequência.
Outro ponto importante é manter o peso dentro das adequações indicadas pelo ginecologista, onde dessa forma o ganho de Kilos extras decorrentes da gravidez ficará dentro da margem programada.
Para a região dos seios deve-se dar uma atenção especial, pois após o nascimento do bebê será muito exigido durante a amamentação. Veja as seguintes dicas de como prevenir ou remediar caso as estrias já tenham se instalado.
Faça massagens diárias
É indicado fazer massagens diariamente na região da barriga e dos seios de preferência de 1 a 2 vezes por dia e se possível logo após o banho, pois assim será mais absorvido, o produto na pele.
A hidratação é indicada para todos os tipos de pele, independente se a for pele oleosa ou não. O ideal é que para a pele oleosa sejam usados os produtos livres de óleo ou oil free, estes são à base de água.
Como passar o hidratante? Literalmente deve ser lambuzado no corpo, de forma a espalhar pelas partes mais frequentes e em outras regiões para evitar ressecamento, escolha creme que sejam ricos em vitamina E, pois são mais indicados para fazer uma hidratação mais intensa.
A massagem deve ser feita em movimentos circulares com toque sutil
Alimentação saudável para prevenção de estrias
Ter uma alimentação saudável faz bem para diversas funções do corpo humano, ajuda manter o peso, traz mais tônus para a pele, unhas e cabelos e de quebra auxilia na prevenção de estrias, com a ingestão de determinados alimentos é possível reduzir, prevenir e amenizar àquelas estrias mais resistentes.
Dê preferência aos alimentos ricos em vitamina C como limão, laranja e acerola, eles possuem propriedades antioxidantes, que tem o poder de estimular o colágeno na pele, o que irá auxiliar na prevenção às estrias.
Como já falamos anteriormente, a vitamina E é um aliado no combate à estria, alimentos como óleos vegetais, sementes e cereais são excelentes para o sistema protetivo do organismo e que agem com ação de antienvelhecimento sob a pele.
Beba muita água e ingira colágeno.
- Água: a dica mestre é ingerir muita água, torne um hábito diário, o indicado é beber de 1 a 2 litros de água por dia, dessa forma mantendo o corpo hidratado de dentro para fora será possível manter a pele com mais elasticidade.
As lesões da estria são irreversíveis, e quando já se instalaram a única maneira de agir é amenizando e reduzindo a ocorrência delas, portanto a ingestão de água é indicada para toda a fase da vida, antes, durante e depois da gravidez, pode ser suco, chás e água saborizada.
- Colágeno: se trata de uma proteína com capacidade de dar sustentação para as células e ao mesmo tempo firmeza ao tecido cutâneo, colágeno é um ótimo auxiliador para manter o corpo livre de estrias.
Seguindo essas dicas é possível se preparar para uma gestação e caso já esteja grávida, iniciar a qualquer momento um plano de prevenção ou combate às estrias.
Não se esqueça de conferir nosso texto sobre dicas como lavar as roupinhas do recém nascido.
Gostou das dicas? Deixe um comentário e não esqueça de compartilhar esse texto com aquela sua amiga que está grávida.