Dicas Para Falar Em Público Com Naturalidade

Sharing is caring!

Segundo pesquisas, o medo de falar em público é a quarta maior fobia do mundo entre os jovens atualmente, perdendo apenas para o medo de acidente de trânsito, morte e aranhas respectivamente.

Enquanto para muitos é fácil ficar em frente a uma plateia enorme, outros não conseguem ao menos pensar, quanto mais estar diante de apenas um grupo de pessoas, tamanho o pavor de ter que falar para elas.

Mas em alguns momentos da vida, a pessoa mais tímida terá que falar para várias pessoas, e nessa hora como fazer para superar e conseguir se comunicar bem? Veja essas dicas para falar em público com naturalidade.

Fale Diante De Uma Plateia Imaginária

Digamos que você falará diante de muitas pessoas em seu trabalho, porém é a primeira vez e você já está com medo de passar vergonha…a dica é criar uma plateia imaginária em casa e começar a praticar.

Pode ser falando sozinha na cozinha de casa ou colocando ursinhos de pelúcia e brinquedos em cima da cama e ´´fazer de conta“ que eles são seus ouvintes. Mesmo não tendo um feedback desse ´´público“, só de conseguir se comunicar já é algo que quanto mais você fazer, melhor será para quando for se apresentar, estar mais tranquilo.

Observe Sua Linguagem Corporal

A linguagem corporal é importante em uma apresentação, pois quanto mais parado e sem saber onde colocar as mãos, por exemplo, será mais tenso e criará um momento de nervosismo, onde você irá sentir ainda mais incomodado e assustado.

Diante de um espelho em casa, comece a falar tudo o que gostaria de dizer para a plateia e observe como seu corpo se orienta e se comporta diante do espelho: procure não ficar muito parado, ande e gesticule, mas foque em suas palavras e não exagere, pois muitos movimentos podem distrair as pessoas ao invés de deixá-las interessadas no que você tem a dizer.

Domine A Área Que Irá Palestrar

A pior coisa para alguém que irá dar uma palestra ou falar algo em público é não dominar o assunto, e aí além de não conseguir passar a imagem certa, ainda passa a informação errada.

A melhor dica é que você deve dominar a área que irá falar para o público, pois quando dominamos o assunto será mais fácil falar diante das pessoas.

Quanto mais você domina o assunto, mas você se sente seguro e estará apto a manter quase que um diálogo com seu público e não mais um simples monólogo, passando autoridade no assunto e ganhando o respeito e confiança de quem assiste.

Mais Relatos, Menos Relatórios

Relatórios com dados são importantes, mas se tornam interessantes quando esses relatórios se tornam relatos, histórias bem contadas que abraçam aqueles que ouvem. Uma boa dica é pegar todos os dados que precisam ser ditos em uma apresentação, criando uma história ou indo em busca de cases de sucesso que criam uma aura de superação e motivação, fazendo assim que sua conversa com a plateia fique mais amigável.

Esteja Preparado Para As Gafes…Seja Natural E Supere Isso

Depois de seguir todas as dicas, é normal que em algum momento da palestra você fique nervoso e algo não saia exatamente como planejou. Deu branco, as mãos começaram a tremer além do normal ou você percebeu alguém rir, são exemplos de muito nervosismo.

Não podendo evitar essas situações, a dica é estar preparado para essas gafes e ser o mais natural possível, aprendendo a assimilar e superar e até usar essas situações para arrancar risadas e tornar o momento mais descontraído.

Aprenda A Falar Em Público Rapidamente!

Mesmo com muitas dicas, ter um preparo profissional em falar em público é um auxílio e tanto para conseguir se comunicar bem. Curso online de Oratória e Dicção, é o melhor caminho para conquistar todas as plateias do mundo e de forma natural.

Comentários
shares