10 dicas para ser mais produtivo no trabalho

Se você quer ser mais produtivo no trabalho, então este é o artigo certo para você. Conseguir organizar o seu dia-a-dia no trabalho e realizar todas as tarefas dentro do prazo é o sonho de muitos colaboradores. Porém, nem todos sabem como é possível manter a motivação e garantir uma rotina de trabalho produtiva.

Mas não se preocupe!

Confira abaixo 10 dicas para ser mais produtivo no trabalho:

Faça uma lista de tarefas

A lista de tarefas é uma das formas mais fáceis de ser produtivo. Por meio dela, você consegue ter uma visão geral de todas as atividades que precisa executar durante o dia. Dessa forma, fica muito mais fácil eliminar suas obrigações conforme elas são executadas.

Defina prioridades

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Um profissional produtivo sabe definir prioridades. Isso significa realizar suas tarefas de acordo com a importância de cada uma. A habilidade de priorizar é uma característica muito procurada em processos de recrutamento e seleção, portanto você deve desenvolver essa característica para ter mais produtividade no trabalho.

Conte com a tecnologia

Existem diversos aplicativos desenvolvidos unicamente para ajudar os profissionais a serem mais produtivos. Por meio da Gamificação ou até mesmo da automatização de tarefas, você consegue organizar melhor o seu dia e executar suas atividades com mais facilidade.

Veja 3 exemplos de aplicativos:

  • Habitica;
  • Evernote e;
  • Miccrosoft To Do.

Basta escolher o que mais combina com você!

Defina pequenas metas

Um dos maiores erros dos profissionais é querer fazer tudo ao mesmo tempo. Para ser mais produtivo no trabalho, dividir o dia com base em pequenas metas e objetivos é a melhor coisa.

Essa dica casa com o que mencionamos acima sobre saber priorizar. Em vez de querer completar as suas tarefas em um único dia, busque planejar a sua semana de acordo com as atividades mais importantes. Assim, você não corre o risco de acumular muitas funções e se sentir desmotivado.

Aprenda a delegar

Outra característica muito importante durante o processo de recrutamento e seleção é a habilidade de delegar. É muito comum que os profissionais queiram terminar tudo sozinhos e se sintam intimidados para pedir ajuda. Porém, a grande verdade é que delegar tarefas ajuda (e muito!) a ter mais produtividade no trabalho.

Lembre-se de que você trabalha com uma equipe que deve trabalhar em sinergia para alcançar todos os objetivos da empresa.

Evite distrações

As redes sociais, o celular e os colegas de trabalho podem ser distrações que atrapalham você no cotidiano. Evitar essas distrações ajuda a manter a produtividade e o foco na execução das suas tarefas.

Organize a sua mesa

Existem muitas pesquisas que mostram que um ambiente de trabalho desorganizado atrapalha o desempenho de funcionários. Procure deixar em cima da sua mesa somente os itens e documentos que você realmente precisa ao longo do dia.

Estabeleça intervalos

Embora evitar distrações seja uma ótima forma de ter mais produtividade no trabalho, ficar concentrado por longos períodos de tempo pode acabar prejudicando o seu desempenho. Tente estabelecer intervalos de 10 a 15 minutos ao longo do dia para poder relaxar a mente.

Peça feedbacks

Mesmo após o recrutamento e seleção, os feedbacks são muito importantes para que você acompanhe seu desenvolvimento profissional. Por isso, procure sempre pedir a opinião dos seus colegas de trabalho e superiores para saber o que pode melhor no quesito produtividade.

Tenha um plano

Por último, ter um plano de carreira a longo prazo pode ser o que você precisava para se manter motivado. Quando você tem um objetivo e quer crescer profissionalmente, fica mais fácil manter a mente focada no plano maior!

Viu só como é fácil ter mais produtividade no trabalho? Agora, basta colocar a mão na massa e começar a executar as suas tarefas para alcançar todas as suas metas profissionais. Boa sorte!

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